quarta-feira, 1 de julho de 2020

Países andinos e do Caribe são os mais afetados com a queda nos preços das commodities


          Segundo o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o impacto da variação dos preços das commodities no valor das vendas para o mundo da América Latina e Caribe (ALC), devido ao coronavírus (Covid-19), é significativo. Responde pela composição diferente das cestas de exportação das diferentes economias.
          No nível sub-regional, durante os primeiros cinco meses de 2020, os países andinos e caribenhos registraram um impacto negativo maior do que as economias do Mercosul, México e América Central.
          É que os países andinos e caribenhos têm maior presença de petróleo, gás, minerais e metais em sua oferta exportável, cujos preços sofreram fortes retrações nos últimos meses. Enquanto os países do Mercosul e da América Central estão mais concentrados em produtos agrícolas, registram efeitos menores no preço de suas vendas externas.
          Assim, os países andinos registraram queda de 15,0%, os do Caribe em 7,9%, os da ALC em 5,9%, os do Mercosul em 4,3%, o México em 2,4 % e a América Central 0,9%. (Imagem do Centro Financeiro de Santiago, Chile))

Nenhum comentário:

Postar um comentário