sexta-feira, 31 de março de 2017

Técnicos europeus vão auditar fiscalização brasileira na produção de carne

         O sistema de fiscalização e controle de carnes do Brasil será auditado pela União Europeia (UE). Em nota o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) sustenta que as informações que serão colhidas por técnicos do bloco econômico servirão para reafirmar a solidez e segurança do sistema de fiscalização e controle brasileiro. As datas da auditoria ainda não estão definidas.
         O Mapa assegura que os esclarecimentos feitos pelo governo brasileiro em relação à Operação Carne Fraca da Polícia Federal, que apontou irregularidades na fiscalização de 21 frigoríficos foram bem recebidas pelos representantes europeus. "Ficou claro que os problemas dizem respeito a falhas de conduta de servidores do ministério e que o controle sanitário e a qualidade dos produtos elaborados no Brasil estão mantidos", esclarece o documento.
         O Mapa anunciou ainda que a partir de abril encaminhará missões ao exterior para reverter a imagem da carne do Brasil entre os países importadores. A primeira viagem ficará a cargo do secretário-executivo Eumar Novacki, mas os destinos até agora não foram definidos. Em maio, a missão será liderada pelo ministro Blairo Maggi, que irá aos Emirados Árabes, Arábia Saudita e China. "É importante termos essa transparência. O Brasil ficou muito ameaçado, em posição difícil", admitiu o ministro.
       Segundo Maggi, "boa parte da batalha já foi vencida", referindo-se à suspensão dos embargos iniciais impostos por grandes importadores como China e Hong Kong. O presidente da Abpa (Associação Brasileira de Proteína Animal), Francisco Turra, por outro lado, participa de encontros nos Estados Unidos para fortalecer a imagem da carne suína brasileira. A ação prossegue hoje, na Embaixada do Brasil em Washington.
        "Trabalhamos para o resgate da imagem da nossa cadeia produtiva. Temos um produto de qualidade e um sistema extremamente confiável. Nosso status sanitário está entre os melhores do planeta. Vamos relembrar ao mundo nossas características", afirmou Turra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário