segunda-feira, 13 de março de 2017

Santos Brasil perde contrato com o consórcio ESA no Porto de Santos para a Libra

         A Santos Brasil perdeu para o Grupo Libra um contrato com o consórcio de armadores ESA, no Porto de Santos, no litoral paulista. O negócio representava em torno de 16% do movimento de contêineres da companhia no maior complexo portuário do país.
         A perda do contrato foi confirmada pela Santos Brasil em comunicado à agência de noticias inglesa Reuters nesta quinta-feira. De acordo com a companhia, a saída do serviço ESA acontece a partir de 1º de maio e trata-se de “movimento normal de mercado”. A empresa não informou mais detalhes.
         Uma fonte informada sobre os termos do contrato revelou que o acordo envolve a movimentação de 150 mil contêineres por ano em Santos. O volume corresponde a cerca de 16% do movimento de contêineres da Santos Brasil em Santos em 2016.
         O contrato perdido pela Santos Brasil passa agora para as mãos do operador portuário Grupo Libra, segundo duas fontes com conhecimento do assunto. O Grupo Libra não quis comentar a informação.
         As ações da Santos Brasil caíram 4,74%, a maior perda diária desde 6 de fevereiro (-5,43%), após caírem mais de 7% na mínima da sessão, após a notícia da Reuters. O fim do contrato sinaliza o acirramento da competição no Porto de Santos, o maior da América Latina, em meio à fraqueza da economia brasileira.
         Em virtude do tamanho do contrato, o Grupo Libra está recontratando pessoal para lidar com a carga adicional a ser movimentada, contou outra fonte sob condição de anonimato porque os termos do acordo não são públicos. Os armadores do consórcio ESA incluem empresas como Cosco Shipping Holdings, Evergreen Marine, Hapag-Lloyd e Hamburg Süd, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário