segunda-feira, 30 de junho de 2025

Porto do Itaqui aumenta capacidade de exportação com a construção de novo berço de atracação

 

O Porto do Itaqui, um dos principais polos logísticos do Brasil, reforçou sua importância estratégica em 2024 com a construção de um novo berço de atracação. A obra, realizada em São Luís, no Maranhão, visa ampliar a capacidade de exportação em mais de 8 milhões de toneladas por ano, respondendo à crescente demanda da produção agropecuária do Centro-Oeste e Norte do país.

A estrutura faz parte do plano de expansão do porto, que atualmente conta com nove berços com profundidades que variam entre 12 e 19 metros. Isso permite o recebimento de navios de grande porte, conectando o Brasil a mercados da Europa, América do

Localizado no bairro Itaqui, em São Luís, o porto tem uma posição geográfica estratégica. Seu nome, de origem tupi-guarani, significa “rio das pedras” — referência à geografia local e à presença histórica indígena.

O assessor do porto, Paulo Ricardo Martins Nunes, destaca que o Porto do Itaqui é hoje uma das principais rotas de exportação de grãos, combustíveis e minérios.

Ele integra o chamado Arco Norte, que inclui portos como Santana (AP), Vila do Conde (PA), Itacoatiara (AM) e Santarém (PA).

Esse corredor logístico tem se mostrado cada vez mais competitivo, oferecendo um caminho mais curto para o escoamento de cargas com destino ao exterior.Porto do Itaqui, no Maranhão

Corredor Centro-Norte impulsiona o agronegócio brasileiro

Além do Arco Norte, o Porto do Itaqui também compõe o Corredor Centro-Norte, rota que interliga estados como Mato Grosso, Tocantins, Maranhão e Piauí ao comércio global.

Essa conexão é fundamental para o agronegócio, especialmente na exportação de grãos como soja e milho.

O terminal conta com dois sistemas de embarque de grãos de alta capacidade e infraestrutura integrada à malha ferroviária e rodoviária.

Essa sinergia garante agilidade no transporte da produção até o porto e sua expedição via navios.

Terminais de grãos reforçam a força do Porto

Dois terminais se destacam nas operações com grãos:

  • Tegram (Terminal de Grãos do Maranhão):
    Armazenagem de até 500 mil toneladas
    Alta capacidade de expedição marítima
  • TPSL (Terminal Portuário São Luís):
    Cinco silos e dois armazéns
    Capacidade estática de 255 mil toneladas

Esses terminais tornam o Porto do Itaqui um dos maiores corredores de exportação de grãos do país, consolidando sua posição como elo vital da logística brasileira.

Com a movimentação de cargas diversificadas, o Porto do Itaqui impulsiona a economia local e nacional. Gera empregos diretos e indiretos, fomenta o comércio e atrai novos investimentos para o Maranhão.

À medida que a demanda por exportações cresce, especialmente no setor agrícola, o porto se mostra preparado para atender às exigências do mercado global com eficiência, tecnologia e infraestrutura.

 

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