sexta-feira, 6 de junho de 2025

Embarques de óleo de soja da América do Sul para a Índia têm boas perspectivas para 2025/26


 

A dependência global do óleo de palma diminuiu significativamente nos últimos anos devido à redução do excedente exportável na Indonésia, impulsionada pela crescente demanda por biodiesel no país e pelo lento crescimento da produção. Com a previsão de que a oferta permaneça restrita em 2025-26, a Drewry estima que a dependência do óleo de soja aumentará durante esse período.

Um provável aumento na produção de soja na Argentina e no Brasil em 2025 seria um bom sinal nesse sentido. Além disso, qualquer aumento no transporte de óleo de soja de longa distância da América do Sul para a Ásia, em detrimento do comércio de óleo de palma de curta distância do Sudeste Asiático para a Índia, aumentará a demanda por navios-tanque químicos de toneladas-milha, especialmente navios MR certificados pela IMO.

No entanto, há preocupações de que qualquer interrupção climática na produção de soja na América do Sul possa impactar negativamente o mercado geral de óleo vegetal, prejudicando o comércio e a demanda por capacidade no mercado de navios-tanque químicos. O mercado de óleo vegetal apresenta alta elasticidade de preço, o que influencia imediatamente as decisões de compra quando o preço de um óleo vegetal aumenta em relação a outro.

Por mais de oito meses consecutivos, o óleo de palma manteve um preço mais alto do que o óleo de soja devido à escassez de oferta, levando a um aumento nas importações de óleo de soja na Índia, o maior importador de óleo vegetal. No setor de transporte marítimo, a queda nas exportações de óleo de palma reduziu o comércio de curta distância, mas o aumento das importações de óleo de soja impulsionou as rotas comerciais de longa distância.

Ao longo dos anos, o óleo de palma dominou o mercado global de óleo vegetal devido à sua alta produção e competitividade de preço em comparação com outros óleos vegetais. No entanto, o cenário mudou drasticamente em 2024, quando o óleo de palma atingiu um preço mais alto do que seu concorrente, o óleo de soja, devido à escassez de oferta. Os fatores que contribuíram para esse aumento incluem o fraco crescimento da produção e a crescente demanda por biodiesel na Indonésia, o maior produtor de óleo de palma.

O prêmio de preço do óleo de palma em relação ao óleo de soja aumentou ainda mais durante os primeiros quatro meses de 2025 devido ao aumento das restrições de oferta, já que a produção de óleo de palma na Malásia, o segundo maior produtor de óleo de palma, caiu drasticamente devido a fortes chuvas e inundações. Além disso, o lento crescimento da produção e a crescente demanda por biodiesel na Indonésia manterão os preços do óleo de palma voláteis em 2025 e além.

Como resultado, as importações de óleo de palma da Índia diminuíram desde o final de 2024, enquanto as importações de óleo de soja permaneceram estáveis ​​e superaram as importações de óleo de palma em volume. Essa mudança nos padrões de comércio reduziu o comércio de curta distância (da Indonésia para a Índia) em favor do comércio de relativamente longa distância (da Argentina para a Índia), impulsionando a demanda por navios-tanque de produtos químicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário