quinta-feira, 5 de setembro de 2024

Taxas de frete de contêineres refrigerados têm queda após recuperação no 1º semestre


As taxas de frete de contêineres refrigerados na maioria das rotas marítimas têm diminuído, após uma recuperação significativa no primeiro trimestre do ano. Com isso, o índice global de taxas de frete desses equipamentos da Drewry - que considera uma ampla gama de rotas entre pares de portos - deverá cair ainda mais no terceiro trimestre, em contraste com os doa tipo secos ou padrão, que experimentaram uma forte recuperação desde o início do ano.

Segundo a consultoria, a fragilidade do setor de contêineres refrigerados não é nova. A carga refrigerada, em rotas que normalmente incluiriam o Mar Vermelho, caiu mais de 5% em relação ao ano anterior em 2023, com a maior parte da queda ocorrendo nos três primeiros trimestres daquele ano, muito antes de a frota mercante ser atacada por drones e mísseis dos rebeldes Houthi.

Uma tendência de enfraquecimento também é observada no mercado mais amplo, com um declínio anual de 0,7% no transporte marítimo global de contêineres refrigerados, após um declínio anual de 1,5% em 2022. O que acontecerá com este setor? Esta questão surge espontaneamente dada a recente fragilidade plurianual do setor, após um forte aumento do comércio marítimo de contêineres refrigerados na década de 2010.

Embora as previsões baseadas em modelos possam fornecer orientação, devido aos baixos volumes globais da maioria das mercadorias transportadas em contêineres refrigerados ou porões de carga frigoríficos, um único evento meteorológico ou geopolítico imprevisto pode inviabilizar significativamente qualquer previsão baseada em tendências macroeconômicas, mesmo quando se tem em conta longos períodos de tempo.

Portanto, quanto maior o período de previsão, maior será a incerteza. Para visualizar essa incerteza, Drewry afirma que o grupo de commodities que mais cresceu no transporte marítimo em 2023 foram as frutas exóticas. Em linha com esta tendência, o seu modelo prevê um crescimento positivo para cada ano do período de previsão.

No entanto, se as taxas médias históricas de crescimento anual positivas e negativas (2000-2023) forem aplicadas a cada ano previsto de forma gradual, é evidente que um único ano que não “desempenhe conforme o esperado” pode ter um impacto positivo ou negativo. significativo durante todo o período de previsão.  

Apesar destas incertezas, Drewry ainda vê uma perspectiva global de crescimento positiva para o transporte de contêineres refrigerados nos próximos anos. Contudo, com base nos últimos anos de crescimento medíocre ou mesmo negativo, será importante considerar se está ocorrendo uma mudança fundamental

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