quinta-feira, 19 de setembro de 2024

MSC e Hamburgo avançam na associação estratégica em relação ao Grupo HHLA


O parlamento de Hamburgo aprovou no início deste mês a segunda votação que permite ao governo da cidade-estado alemã ratificar um contrato ao abrigo do qual celebra uma parceria estratégica de longo prazo com a MSC. Ela se dará por meio do operador de terminais e logística (Hamburger Hafen und Logistik AG .) HHLA.

Após a aprovação do Senado da cidade-estado, Hamburgo e MSC poderão prosseguir com a sua implementação assim que a Comissão Europeia tiver dado a sua aprovação. A MSC já adquiriu uma participação considerável na HHLA de investidores institucionais e de free float da empresa.

O acordo com a cidade-estado alemã fará com que a MSC compre ações dos 67% atualmente detidos por Hamburgo, de modo que a propriedade futura acabará por convergir para 51,1% para Hamburgo e 49,9% para a MSC. Como parte do acordo, a MSC comprometer-se-á a trazer volumes adicionais de contêneres para Hamburgo, investindo em atualizações de terminais e criando empregos adicionais através da expansão de uma sede na cidade portuária.

O contrato prevê ainda que os terminais HHLA continuarão sendo instalações de “utilizador comum”, ou seja, poderão fazer escala em navios de diversas companhias marítimas, mantendo-se em vigor os acordos existentes com estas últimas. Além disso, a partir de 2025 haverá convocatórias dos membros da futura “Premier Alliance”: ONE, HMM e Yang Ming: aqueles que assinaram recentemente um acordo com a MSC ao abrigo do qual irão trocar espaços nos seus navios na rota da Ásia. -Europa.

Isto implica que as três companhias marítimas deram a sua aprovação ao novo acordo no principal porto alemão e continuarão a utilizar os terminais de contêinees HHLA, principalmente CTA e CTB. Propriedade dos Terminais HHLA CTA: Terminal de Contêineres Totalmente Automatizado, HHLA (74,9%); Hapag-Lloyd (25,1%). CTB: Terminal de contêineres semiautomático, HHLA (100%). CTT: terminal de contentores convencional HHLA (75,1%); Grupo Cosco (24,9%). Unikai: Terminal multiuso e Ro-Ro, HHLA (51%); Grupo Grimaldi (49%) Frucht: Terminal de frutas e cargas refrigeradas, HHLA (51%); Mar-Invest (49%) Vale ressaltar também que o Grupo HHLA opera terminais de contêineres e multiuso em Tallinn, Estônia; Trieste, Itália e em Odessa, Ucrânia.

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