quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

Wilson Sons registra aumento de 28,7% nas exportações de utensílios domésticos pelo Tecon Rio Grande


 O ano de 2023 está terminando com um significativo crescimento das exportações de utensílios domésticos por meio do Tecon Rio Grande, da Wilson Sons, maior operador de logística portuária e marítima do mercado brasileiro. Entre janeiro e novembro houve um aumento de 287% no segmento, na comparação com o mesmo período de 2022. O movimento representa a recuperação de market share e a retomada da confiança do mercado internacional. O terminal gaúcho é responsável pela conexão marítima de cargas para diferentes regiões do mundo.

Até novembro as exportações movimentaram 9.780 toneladas, contra 2.529 toneladas no mesmo período em 2022. Em 2023, foram 2.093 TEU (unidade correspondente a um contêiner de 20 pés), e no período anterior foram 579. Em relação à quantidade de containers, foram 1.086 neste ano e 311 ano passado, também na comparação do período janeiro-novembro. Entre os principais destinos responsáveis pelas exportações, estão Estados Unidos, México e Peru. Deste montante, mais de 90% foi proveniente da Tramontina, empresa referência no mercado brasileiro no segmento de utensílios domésticos.

Roselaine Pierdona, supervisora de vendas da Tramontina, destaca a importância do Tecon Rio Grande para as exportações da empresa. “Ao utilizar o porto de Rio Grande agilizamos e otimizamos o processo de exportação, reduzimos os custos logísticos e garantimos maior segurança na carga. Isso nos permite competir de forma mais eficiente no mercado internacional, ampliando nossas oportunidades de negócios e fortalecendo a economia do Estado, o que vem sendo comprovado com os avanços de nossa exportação”, afirma.

“Atingir um aumento tão expressivo como esse só foi possível graças ao trabalho que realizamos pensando nas melhores soluções para nossos clientes, oportunizando alternativas logísticas personalizadas para suas necessidades e otimizando processos”, afirma Paulo Bertinetti, diretor-presidente do Tecon Rio Grande. “Este avanço nas exportações contribui para a economia do nosso Estado, fortalecendo a produção do Rio Grande do Sul no mundo”, completa.

Ao longo de quase 30 anos, o Tecon Rio Grande consolidou-se como um dos principais terminais do Brasil e concentra as chegadas e saídas de produtos do RS. Com destino para países de todo o mundo, o terminal recebe as principais linhas marítimas que escalam o Brasil, oferecendo serviços para todos mercados globais. Com 900 metros de cais, a sua área total compreende 735 mil m², com capacidade estática de 30 mil TEU, 20 mil m² de armazéns para carga geral e especiais, e de 10 gates totalmente automatizados para a entrada e saída do terminal. Além disso, concentra 2.800 tomadas para contêineres refrigerados (reefer). 

 

O Tecon Rio Grande conta ainda com o sistema operacional Navis N4, líder global em gestão de terminais portuários, e com o Teconline, plataforma com mais de 20 anos de funcionamento e mais de 2,6 mil usuários ativos de diversos países, que atende transportadoras, despachantes, armadores, órgãos anuentes, clientes, agentes de carga, entre outros, na consulta de informações sobre cargas, programação de navios e agendamentos.  

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário