segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

Início do ano aponta para aumento na movimentação de cargas inclusive com a entrada de 460 navios nas rotas globais

As primeiras semanas de 2024 deixaram uma ideia de para onde caminha o ano em termos de entregas de novas tonelagens no segmento de contentores. Em pouco mais de três semanas, as companhias marítimas receberam cerca de 204.000 TEUs de nova capacidade dos estaleiros. A estimativa é de que mais de um navio por dia tenha se juntado à frota global, e isso sem considerar os conros, Ro-Ros ou navios polivalentes adequados para contêineres.

Não surpreendentemente, a maior parte destas encomendas corresponde à MSC, que adicionou cerca de 72.000 TEUs ou 35,4% de toda a nova capacidade. Eles são seguidos pelo Grupo Maersk (17,8%), Grupo Cosco (15,4%) e CMA CGM (13,9%), relata Alphaliner. Para o conjunto deste ano, a previsão é de um recorde de cerca de 3,00 MTEUs de capacidade – cerca de 460 navios – que serão adicionados à frota mundial.

Cerca de um terço deste valor, 0,93 MTEU e 95 navios, serão movidos por combustíveis alternativos, como GNL e metanol. Cabe frisar que a entrada de capacidade deste ano ultrapassará largamente os 2,35 MTEUS incorporados progressivamente em 2023. Apesar dos receios de um regresso ao excesso crônico de capacidade dos navios, o mercado até agora absorveu-o relativamente bem. Também ajudaram a navegação de baixa velocidade, motivada pela introdução da CII em 2023 e do regime RCLE europeu em 2024; o calado do Canal do Panamá; e o desvio de navios do Mar Vermelho para o Cabo da Boa Esperança.

E mais uma vez a MSC “acertou no timing” e a companhia marítima está atualmente recebendo um navio Neopanamax após outro, o que lhe permite manter os seus serviços semanais entre Leste e Oeste, apesar dos tempos de navegação mais longos ao longo do Cabo da Boa Esperança. rota. No entanto, a grande quantidade de capacidade adicionada à frota global poderá causar dores de cabeça no final do ano se os mercados de frete abrandarem, os actuais desvios cessarem e os navios regressarem às suas rotas normais.

 

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