terça-feira, 27 de setembro de 2022

Tarifas de fretes para graneleiros aumentam nas rotas Ásia/Pacífico devido a interrupções provocadas por tufões

As taxas de frete para os graneleiros Panamax nas rotas da Ásia-Pacífico vêm aumentando desde o início de setembro, pois vários tufões causaram interrupções nos horários dos navios, reduzindo o fornecimento de navios na região do nordeste da Ásia. Mas as taxas serão capazes de se sustentar nesses níveis mais altos?, pergunta Argus. As taxas de frete para os navios Panamax na rota da Indonésia para a China aumentaram 24%, para US$ 10.200/t em 20 de setembro, de US$ 8,20/t em 1º de setembro.

As operações portuárias na China foram interrompidas pelos tufões Nanmadol, Muifa e Hinnamnor quase consecutivamente em setembro. Esses eventos climáticos interromperam as operações de descarga de navios graneleiros nas áreas da costa leste da China por vários dias seguidos. Mas se o fornecimento de navios voltar ao normal, os fundamentos predominantes do mercado podem afetar as taxas novamente, como aconteceu no início deste ano.

As taxas de frete estão em queda desde meados de junho, caindo 39% de US$ 13.500/t em 15 de junho para US$ 8,20/t em 1º de setembro devido a fundamentos fracos. Demanda inconsistente na ECSA A oferta de navios regionais foi maior este ano, pois os armadores estavam relutantes em lastrar navios com destino à Costa Leste da América do Sul (ECSA) devido à demanda menor e inconsistente.

Os altos preços do combustível e uma longa jornada de lastro também significavam que os armadores precisariam de um investimento relativamente alto para seguir para o oeste, incentivando posteriormente muitos armadores a manter seus navios na região da Ásia-Pacífico. Um navio navegando a 12,5 nós do leste da China precisaria de aproximadamente 36 dias para chegar à ECSA.

As taxas de frete podem aumentar se o fenômeno La Niña se materializar na região do Pacífico durante o inverno do norte, o que pode aumentar a demanda por carvão. A Agência Meteorológica do Japão previu uma chance de 40% de que as temperaturas durante o período de dezembro a fevereiro de 2023 sejam mais frias do que a média de 30 anos.

A JMA também previu uma chance de 70% de condições climáticas de La Niña durante o período de inverno do Hemisfério Norte, exacerbando ainda mais a possibilidade de um inverno mais frio, levando a um provável aumento na demanda por carvão. Mas o problema em torno do comércio de carvão está mais do lado da oferta do que do lado da demanda. lado, uma vez que os investimentos em mineração de carvão têm sido baixos nos últimos anos devido a preocupações ambientais.

A demanda global por energia aumentou repentinamente à medida que o mundo se recupera da pandemia, mas não há carvão suficiente para atender a essa demanda, enquanto o setor renovável continua carente de infraestrutura, disse o analista. Além disso, o aumento da demanda da Europa após o conflito entre a Rússia e a Ucrânia.

No entanto, há também a possibilidade de taxas de frete mais baixas, se a oferta de carvão for insuficiente e se a oferta de navios aumentar novamente. Também há preocupações de que a demanda por navios Panamax possa ser menor, já que alguns afretadores podem preferir navios Supramax de 55.000 a 65.000 dwt, dada a falta de guindastes flutuantes na Indonésia.

 

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