quarta-feira, 28 de setembro de 2022

MAN e ABB assinam acordo de cooperação para propulsão elétrica de combustível duplo em navios à GNL


A MAN Energy Solutions e a ABB, uma empresa global de tecnologia, assinaram na feira SMM, em Hamburgo, Alemanha, acordo de cooperação sobre descarbonização em relação ao desenvolvimento de um conceito de propulsão elétrica de combustível duplo (DFE+) de próxima geração para navios GNL. O conceito DFE+ inclui o motor MAN 49/60DF, apresentado na SMM 2022, e a tecnologia Dynamic AC (DAC) da ABB, e visa oferecer a flexibilidade operacional que os armadores precisam para reduzir a pegada de carbono e a conta de combustível.

O escopo da colaboração abrange um estudo de conceito conjunto entre os parceiros compartilhando dados técnicos e discutindo interfaces e integração de sistemas. A MAN Energy Solutions e a ABB pretendem promover conjuntamente o conceito aos clientes. Rune Lysebo, diretor de vendas globais da ABB Marine & Ports, comentou: "O aumento das regulamentações de emissões exigiu inovação contínua na propulsão marítima. e o sistema de propulsão serão otimizados para eficiência e conformidade com os regulamentos, e terão a flexibilidade para alcançar o melhor desempenho."

Por sua parte, Elvis Ettenhofer, Diretor de Quatro Tempos Marítimos - Região Ásia-Pacífico, MAN Energy Solutions, disse que "a união de dois nomes como MAN Energy Solutions e ABB para desenvolver uma solução marítima inovadora e descarbonizante envia um forte sinal para o mercado. Os clientes exigem conceitos de propulsão eficientes e flexíveis para poder reagir rapidamente às mudanças nas condições do mercado, fazendo o melhor uso de seus ativos."

Ettenhofer acrescentou que "esta cooperação com a ABB fornecerá a tecnologia necessária para oferecer um novo conceito de acionamento. Por sua vez, isso ajudará nossos clientes a reduzir sua pegada de CO2 e custos de combustível e fornecerá flexibilidade, por exemplo, na operação para diferentes negócios ou adaptação de uma embarcação de GNL para unidades de armazenamento flutuantes ou unidades de regaseificação de armazenamento flutuante Este conceito pode reduzir o deslizamento de metano e os custos de combustível em comparação com os sistemas convencionais de propulsão elétrica a diesel,

A presença global do DAC e da ABB é um complemento ideal para o nosso novo motor de quatro tempos." O conceito DFDE convencional é caracterizado por: Motores funcionando em velocidade constante (grupos geradores) em toda a carga do motor Otimizado para carga alta, por exemplo, ponto de carga de 85% Em carga parcial e baixa, eles têm um alto deslizamento de metano e menor eficiência. O novo conceito MAN/ABB DFE+ inclui: Motores de serviço variável (grupos geradores) a plena carga do motor Maior eficiência com uma redução significativa no deslizamento de metano em todo o mapa do motor.

Embora as aplicações de velocidade variável estejam bem estabelecidas para sistemas de combustível líquido de até 10mWe, os requisitos de torque e a baixa eficiência dos motores bicombustíveis de primeira geração - incluindo as limitações de projeto de sistemas eletrônicos para motores diesel-elétricos acima de 10mWe - mataram a velocidade variável para trens de força acima de 10mWe. A tecnologia Dynamic AC da ABB permite a operação de sistemas de propulsão maiores que 10 mWe em velocidade variável com todas as vantagens que isso acarreta. Em combinação com o motor MAN 49/60DF de segunda geração altamente eficiente (com interface ALSi - Air Lubrication System, como complemento), este conceito DFE+ proporcionará aos clientes um nível mais alto de eficiência e flexibilidade.

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