sexta-feira, 23 de setembro de 2022

Porto chinês de Ningbo-Zhoushan ameaça segundo lugar mundial de Cingapura na movimentação de contêineres


O boom de volumes nas rotas Transpacífico trouxe o segundo maior porto da China, Ningbo-Zhoushan, a menos de 1 MTEUSs de Cingapura, o porto número dois do mundo, no primeiro semestre do ano, relata Alphaliner. A diferença entre os dois portos diminuiu para 1,08 MTEUSs nos primeiros seis meses de 2022, abaixo dos 2,7 MTEUs no mesmo período do ano passado e 4 MTEUs antes da pandemia.

Na verdade, Ningbo-Zhoushan até superou Cingapura no segundo trimestre, embora os números tenham sido certamente impulsionados pelos bloqueios excepcionais de Xangai em abril e maio. Ningbo-Zhoushan se beneficiou das restrições na vizinha Xangai, atingida pelo bloqueio, e do desvio de muitos navios para evitar atrasos e problemas de transporte. No entanto, o porto continuou a crescer em julho, em 3,28 MTEUs, um aumento de 26% em relação ao ano anterior, mesmo com o aumento dos volumes em Xangai.

No geral, Xangai registrou uma queda de 1,8% no primeiro semestre do ano, enquanto Ningbo-Zhoushan registrou um crescimento de quase 9%. Os 20 maiores portos de contêineres do mundo movimentaram 194,8 MTEUs no primeiro semestre de 2022 em comparação com 192,6 MTEUs no primeiro semestre de 2021, um aumento anual de 1,1%.

A taxa de transferência total aumentou em 11 portos (dos quais 7 estavam localizados na China ou nos EUA), enquanto 9 portos viram o volume diminuir. Não houve novos portos incluídos no top 20 durante o período, embora o crescimento em portos individuais tenha variado bastante. Isso variou na extremidade inferior de -7,4% em Port Kelang a +11,6% em Nova York/Nova Jersey na extremidade superior.

Pela primeira vez, Xangai não conseguiu estender sua liderança sobre Cingapura durante o período, um fator em 2021, com ambos os portos registrando declínios anuais semelhantes de cerca de 2%. Europa Na Europa, os números de Antuérpia foram distorcidos pela fusão em abril com os portos de Bruges e Zeebrugge.

A entidade combinada Antuérpia-Bruges registrou uma movimentação de contêineres de 6,77 MTEUs no primeiro semestre, ou uma queda de 6,2%. Volumes maiores da operação portuária expandida, no entanto, levaram o porto para o 13º lugar, ultrapassando Port Kelang. Isso contrastou com Hamburgo, que registrou um crescimento menor de 0,9%, mas caiu no ranking depois que os volumes cresceram 4,1% em Laem Chabang, na Tailândia.

No geral, Qingdao, Dubai e Antuérpia-Bruges subiram um lugar no ranking, enquanto Guangzhou, Hamburgo e Port Kelang perderam terreno, os dois últimos lugares. portos chineses Os oito portos da China responderam por 53% do desempenho total dos 20 principais portos no período, um número que provavelmente aumentará ainda mais à medida que o país canalizar o manuseio de contêineres para menos hubs.

Em julho, Ningbo-Zhoushan tinha 301 serviços de contêineres fazendo escalas, enquanto julho marcou o quarto mês consecutivo em que seu desempenho ultrapassou 3 MTEUs. De maneira mais geral, o crescimento contínuo dos portos, embora modesto, contrasta com a queda nos volumes de embarque observados este ano.

Coletivamente, os embarques da Maersk, CMA CGM, COSCO, ONE, ZIM e HMM caíram para 50,9 MTEUs no primeiro semestre de 2022, uma queda de 5,5% em relação ao mesmo período de 2021, e divergindo do aumento de 1%. de carga portuária. O aumento da atividade de transbordo pode distorcer parcialmente os números de crescimento, uma vez que cargas desviadas devido ao congestionamento do porto eventualmente criam movimentos adicionais de carga e descarga que não são indicativos do crescimento real do volume em uma rota comercial específica.

TOP 20 1 (1) Xangai: 22.540.000 TEUs (-1,8%); 2 (2) Cingapura: 18.406.900 TEUs (-1,7%); 3 (3) Ningbo-Zhoushan: 17.480.000 TEUs (8,8%); 4 (4) Shenzhen: 14.400.000 TEUs (4,6%); 5 (6) Qingdao: 12.470.000 TEUs (7,1%); 6 (5) Guangzhou: 11.740.000 TEUs (-0,3%); 7 (7) Busan: 11.211.318 TEUs (-2,1%); 8 (8) Tianjin: 10.520.000 TEUs (2,2%); 9 (9) LA/LB: 10.421.679 TEUs (2,4%); 10 (10) Hong Kong: 8.387.000 TEUs (-3,7%); 11 (11) Roterdã: 7.278.000 TEUs (-4,4%); 12 (13) Dubai: 6.984.000 TEUs (1,2%); 13 (14) Antuérpia-Bruges: 6.770.000 TEUs (-6,3%); 14 (12) Porto Kelang: 6.489.021 TEUs (-7,4%); 15 (15) Xiamen: 5.980.000 TEUs (1,4%); 16 (16) Tanjung Pelepas: 5.234.892 TEUs (-5,8%) 17 (18) NY/NJ: 4.903.459 TEUs (11,6%); 18 (17) Kaohsiung: 4.878.485 TEUs (-1,4%); 19 (20) Laem Chabang: 4.429.721 TEUs (4,1%); 20 (19) Hamburgo: 4.350.100 TEUs (0,9%).

 

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