sexta-feira, 2 de setembro de 2022

Fundo respaldado por Bill Gates apoia uso de metanol como combustível para o transporte marítimo


A indústria naval emitiu um recorde de 936 milhões de toneladas métricas de dióxido de carbono em 2021, segundo dados da BloombergNEF. Isso é menos de 3% das emissões globais de CO2, mas mais do que a Alemanha – a maior economia industrial da Europa – produz em um ano. Os construtores navais tentaram resolver o problema construindo navios maiores e mais eficientes, mas a pegada de carbono do setor continuou a crescer à medida que o comércio global cresce, relata a Bloomberg.

Uma possível solução no horizonte é o metanol, que pode ser produzido a partir de gás natural ou biomassa, ou ainda pela combinação de dióxido de carbono com hidrogênio. A empresa dinamarquesa Blue World Technologies acaba de levantar US$ 36,9 milhões de investidores como a Breakthrough Energy Ventures, que é apoiada por Bill Gates, para aumentar a produção de um novo sistema que poderia fornecer metanol a grandes navios. É possível queimar metanol em um motor semelhante aos que queimam derivados de petróleo. No entanto, é mais eficiente extrair as moléculas de hidrogênio do metanol e executá-las através de uma célula de combustível. 

A Blue World calcula que o uso dessa tecnologia pode economizar até 30% de combustível em comparação com um motor de combustão. “O metanol que será usado nesses navios no futuro será, pelo menos inicialmente, mais caro, então terá um prêmio ecológico”, disse o CEO da Blue World, Anders Korsgaard. "Nossa missão é reduzir esse prêmio verde." 

Usar metanol dessa maneira normalmente significa passá-lo por um dispositivo conhecido como reformador para extrair o hidrogênio, que é então consumido através da célula de combustível. A Blue World desenvolveu uma célula de combustível de alta temperatura capaz de receber uma mistura de gases diretamente do reformador, incluindo traços de monóxido de carbono que estragariam uma célula de combustível comercial normal. O processo da Blue World produz apenas água e dióxido de carbono, que podem ser comprimidos, armazenados e combinados novamente com hidrogênio para produzir mais metanol.

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