quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Maersk é a única companhia de navegação com grau de investimento de crédito classificada pela Moody's


A Maersk é a única linha de transporte com grau de investimento de crédito, apesar de uma série de atualizações recentes dessas classificações. Melhorias adicionais nas linhas de navegação agora dependerão da extensão dos pagamentos aos acionistas, ganhos e fluxo de caixa em relação à dívida e margens EBIT de longo prazo, informa a Alphaliner. Os sete créditos marítimos cobertos pela agência de rating Moody's voltaram a apresentar movimentação considerável nos últimos seis meses, com três recebendo um upgrade: Wan Hai, CMA CGM e Danaos.

Três outras linhas receberam uma perspectiva de crédito melhorada, já que Maersk, Hapag-Lloyd e Global Ship Lease viram suas perspectivas passarem de estáveis ​​para positivas. As operadoras que recebem uma atualização formal incluem: CMA CGM, que foi recompensada por sua contínua redução de alavancagem, que reduziu a dívida em 40% desde a aquisição da Ceva Logistics em 2019.

A linha também foi elogiada por sua política de dividendos disciplinada, na qual pagou apenas 'uma fração' de dinheiro aos acionistas, optando por reinvestir no negócio. Espera-se que a CMA CGM ganhe US$ 13 bilhões em fluxo de caixa livre em 2022. A companhia de navegação taiwanesa Wan Hai Lines recebeu sua primeira elevação de rating desde 2015 de Ba2 para Ba1 com perspectiva estável. Agora, está a apenas um passo do grau de investimento e é a linha com classificação mais alta depois da Maersk.

Em outros lugares, outras operadoras não conseguiram atualizar totalmente, mas receberam notícias positivas sobre a provável direção futura de sua classificação. Assim como na CMA CGM, a Moody's destacou a política conservadora de dividendos da Maersk, que permitiu à companhia de navegação “desalavancar” e reduzir a dívida líquida para US$ 3,4 bilhões negativos (ou seja, o caixa excede a dívida).

A perspectiva da companhia marítima mudou de estável para positiva. Espera-se também que a Maersk alcance maior estabilidade de desempenho por meio de sua mudança para a logística. O negócio de logística do grupo dobrou de tamanho para US$ 12 bilhões, de pouco menos de US$ 7 bilhões em 2020. A Hapag-Lloyd também recebeu uma perspectiva positiva por seu foco contínuo no pagamento da dívida. A companhia de navegação pagou 818 milhões de euros de dívida em 31 de março deste ano, aumentando seu índice de ativos livres de encargos de 29% para 47%.

Melhorias futuras para CMA CGM e Hapag-Lloyd agora dependerão de dívida/EBITDA permanecer abaixo de 3,0x, margens EBIT sendo de um dígito e fluxo de caixa retido em relação à dívida líquida sendo definido em pelo menos 20%. No entanto, as atualizações podem ser adiadas até a chegada de novos navios. Com a oferta de tonelagem mais uma vez prevista para exceder a demanda nos próximos anos, a Moody's alertou a CMA CGM que "embora as métricas de crédito possam indicar pressão ascendente este ano, não esperamos que uma atualização ocorra". o potencial impacto financeiro na CMA CGM e seus pares da entrada muito considerável de novas embarcações em 2023 e 2024."

Mudanças nos ratings da Moody's nos últimos 6 meses: Melhoria de notas: CMA CGM: 13 de maio, rating corporativo elevado de Ba3 para Ba2; as perspectivas continuam positivas. Wan Hai Lines: 14 de junho rating corporativo atualizado de Ba2a Ba1; a perspectiva permanece estável. Danaos: 31 de maio, rating elevado de B1 para Ba3; a perspectiva mudou de positiva para estável. Perspectivas de classificações: Maersk: A perspectiva em 26 de agosto mudou de estável para positiva. Hapag-Lloyd: 22 de junho, perspectiva de todos os ratings alterada de estável para positiva; Rating de bônus sênior sem garantia atualizado de B1 para Ba3.

Arrendamento Global de Navios (GSL); perspectiva em 11 de julho mudou de estável para positiva Risco de crédito especulativo Apesar das atualizações de rating recebidas durante a pandemia, o setor de transporte de contêineres continua sendo um risco de crédito especulativo. Como os proprietários não operacionais (NOOs) são classificados abaixo das linhas de navegação, a classificação B1 da NOO Global Ship Lease (GSL) a classifica como especulativa e sujeita a alto risco de crédito. Em outros lugares, Danaos, Wan Hai, CMA CGM e Hapag-Lloyd se enquadram na categoria "grau especulativo sem grau de investimento", sujeita a risco de crédito substancial. Apenas a Maersk é considerada de risco de crédito moderado, embora com certas características especulativas.

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