quarta-feira, 18 de maio de 2022

Transporte de cargas de exportação por ferrovia para os terminais marítimos no Chile tem forte incremento de 11%


A EFE Trenes de Chile apresentou seu segundo Relatório Integrado relatando um forte impulso ao desenvolvimento ferroviário no Chile. Em 2021, a EFE registrou um aumento de 11,1% nas toneladas métricas de carga movimentadas, que chegaram a 3.600 milhões de TKBC. Além disso, dois eventos marcaram 2021 na área de carga: o transporte de carga refrigerada da estação Quinta, na região de O'Higgins (zona central do Chile), até o Porto de Valparaíso e a aprovação pelo Tribunal de Defesa do Livre Concorrência (TDLC) do projeto Intermodal Barrancas, que melhorará a competitividade da ferrovia no Porto de San Antonio.

A estratégia futura da empresa e seu plano de investimentos, bem como a responsabilidade na gestão financeira, permitiram à empresa colocar com sucesso um segundo título internacional de US$ 500 milhões, captando recursos para financiar uma lista de projetos.

Por outro lado, a empresa iniciou em 2021 as primeiras grandes obras civis contempladas pelo projeto do Trem Santiago-Melipilla e iniciou o processo licitatório para a compra de 22 novos trens para este serviço. Em Valparaíso, desenvolveu os estudos de engenharia e o Estudo de Impacto Ambiental para o projeto de extensão da rota às cidades de Quillota, La Cruz e La Calera.

Enquanto isso, na região de O'Higgins, melhorou e construiu novas infraestruturas onde recebeu 2 dos 6 novos trens que renovarão completamente sua frota, reiniciando também o serviço de San Fernando à Estação Central. Em Biobío e Araucanía, a entrada em operação de 15 novos trens de última geração permitiu a renovação de toda a frota, trazendo os trens mais modernos da América Latina para o sul do Chile.

Por outro lado, a EFE Trenes de Chile está assumindo os desafios impostos pela sustentabilidade com senso de urgência e um dos principais marcos de 2021 foi o compromisso público da empresa de adotar medidas para enfrentar as mudanças climáticas e avançar para a neutralidade de carbono em 2035.

“Na mesma linha, a empresa contribui, por meio de suas diferentes operações, para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, destacando as medidas para promover a igualdade de gênero com diferentes iniciativas, como a liderança da Mesa Redonda das Mulheres nas Empresas Públicas ou o recrutamento de maquinistas que permitiram reduzir uma lacuna histórica ao incorporar uma maior participação feminina nas áreas operacionais", disse a EFE Trenes de Chile em comunicado.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário