quarta-feira, 25 de maio de 2022

Escalas de navios porta-contêineres nos portos do Brasil têm queda interanual de 16,5% em abril


As escalas de navios porta-contêineres nos portos brasileiros caíram 16,05% em abril de 2022 em relação ao mesmo mês de 2021. No total, foram registrados 528 desembarques em abril ante 629 em abril de 2021. O Porto de Santos, por outro lado, registrou 9,81 % de queda no número de desembarques, informou Datamar.

Nos primeiros quatro meses do ano, foram registradas 2.246 escalas de navios porta-contêineres ante 2.491 de janeiro a abril de 2021, marcando uma queda de 9,8%.

De acordo com Flávia Takafashi, diretora da Agência Nacional de Transportes Fluviais, a diminuição no número de chegadas de navios reflete o atraso no número de navios que transportam produtos dentro e fora do Brasil. Este problema deve-se às longas filas de navios nos principais portos internacionais. "Los retrasos en los buques son un problema que comenzó con la falta de contenedores, que ya no es tan relevante para el mercado brasileño", enfatiza, explicando además que, aunque Brasil registró una falta de contenedores, el fenómeno aquí fue menos intenso que Noutros países.

Acrescenta que, com o aumento dos desvios portuários, as cargas que deveriam ser embarcadas não são transportadas de todo, "ficam então armazenadas até à próxima escala do navio. No entanto, existe sempre o risco de o porto ser desviado novamente." , visto que o problema se tornou recorrente", afirma, comentando que essa situação leva ao acúmulo de carga, dificultando o recebimento de novos produtos.

Luiz Fernando García, diretor geral da Portos do Paraná, explicou que as omissões portuárias vêm ocorrendo desde o ano passado. Segundo ele, o Terminal Portuário de Paranaguá (TCP), registrou 131 c em 2021, quase um a cada três dias. O número é cerca de dez vezes superior à média de omissões entre 2017 e 2019 e quatro vezes superior ao ano anterior.

Para evitar maiores transtornos, a Agência Nacional de Transportes Aquáticos (Antaq) criou, em outubro de 2021, um grupo de trabalho para avaliar questões relacionadas à movimentação de contêineres nos portos brasileiros. A ideia é promover maior previsibilidade operacional por parte dos armadores.

Outra das medidas adotadas foi a alteração do sistema de monitoramento do órgão para que as omissões, a partir de janeiro de 2022, passem a ser devidamente informadas e contabilizadas no banco de dados da Antaq para maior controle.

 

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