segunda-feira, 23 de maio de 2022

Evergreen recebe último de uma série de seis navios de quase 24 mil teus do tipo megamax 24


O estaleiro sul-coreano Samsung Heavy Industries entregou esta semana o porta-contêiner "Ever Art", o mais recente de uma série de seis navios do tipo megamax 24 (MGX24)de 23.992 teus, que a empresa construiu para a Evergreen. A informação foi divulgada pela Alphaliner.

Ao lado dos seus cinco primeiros navios irmãos, "Ever Ace", "Ever Act", "Ever Aim", "Ever ALP" e "Ever Arm", o novo "Ever Art" reivindica a distinção de ser o maior navio porta-contêineres do mundo em termos de capacidade nominal, embora por uma pequena margem.

As novas embarcações fazem parte do projeto mais amplo da Evergreen para atualizar um serviço completo do Extremo Oriente-Norte da Europa (NEU6 da Ocean Alliance, que a Evergreen chama de 'CEM') para uma frota Megamax homogênea de 24.000 TEU.

Como isso requer um total de 12 navios, a Evergreen também receberá seis navios Megamax de 24.004 TEU (originalmente anunciados com capacidade de 23.888 TEUs) dos estaleiros chineses do grupo CSSC. Estes serão entregues de meados de 2022 até o final de 2024.

Originalmente, as duas primeiras unidades construídas pela CSSC já deveriam ter entrado em serviço, mas o recente surto de Coronavírus na região de Xangai e os consequentes fechamentos atrasarão a entrega das embarcações.

Quanto ao último sexteto da Samsung, pode-se dizer que a "Ever Art" tem 399,90 m de comprimento e 61,50 m de largura. É uma embarcação de propulsão convencional, movida por um motor diesel WinGD 11X92B e equipada com um purificador de gases de escape. Como muitos navios porta-contêineres recentes, ele é construído com uma haste vertical e um nariz semi-bulbo.

De acordo com o cronograma, o navio Evergreen partiria do estaleiro Samsung na Ilha Geoje neste fim de semana para entrar em serviço em Qingdao e ingressar no serviço 'NEU6' ('CEM') mencionado acima.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário