segunda-feira, 30 de maio de 2022

MSC e Notarc investem US$ 1,4 milhão em novo terminal de contêineres no lado Atlântico do Canal do Panamá

A MSC e sua subsidiária operacional de terminais TIL (Terminal Investment Limited) fizeram parceria com os gerentes de investimentos globais Notarc Management Group para desenvolver em conjunto um novo terminal de contêineres no extremo atlântico do Canal do Panamá. A informação foi confiarmada pela Alphaliner.

A nova instalação será construída na área do tri-porto Colón-Manzanillo-Cristóbal, bem próximo ao Terminal de Contêineres de Colón (CCT), controlado pela Evergreen. Será o quarto terminal de contêineres na extremidade atlântica do canal, além do terminal de contêineres PPC Cristóbal da Panama Ports Company, do Terminal Internacional MIT Manzanillo e do já mencionado CCT.

O terminal conjunto MSC e Notarc tem uma história que remonta a um projeto do Consórcio Chinês. Já em 2016, a Autoridade Marítima do Panamá havia concedido a concessão para desenvolver e operar o terminal, denominado projeto Isla Margarita, em uma joint venture entre o Landbridge Group, a China Communications Construction Company e outros players menores.

O plano era construir uma instalação com um cais de 1.200 metros e uma capacidade de projeto inicial de 2,50 MTEUs por ano. O investimento foi estimado em US$ 900 milhões no total. A construção do projeto começou de fato, mas as obras acabaram parando no meio do caminho até que foi definitivamente interrompida.

Posteriormente, as eleições gerais de 2019 no Panamá mudaram o cenário, pois o novo governo do país foi muito mais crítico do projeto do que o governo anterior. A falta de progresso e a (suposta) violação da Landbridge de vários compromissos contratuais levaram o governo do Panamá a revogar a concessão em 2021.

A MSC e a Notarc devem agora investir US$ 1,4 bilhão no projeto e as obras de construção estão programadas para serem retomadas no quarto trimestre deste ano. Uma data prevista de lançamento não foi revelada, mas 2025 parece realista para o comissionamento dos primeiros berços.

O envolvimento da MSC e da TIL é uma má notícia para o Grupo Hutchison, cujo terminal PPC Cristóbal atualmente movimenta a maior parte da carga da MSC na região. Estima-se que a MSC tenha uma participação de trânsito de dois terços no PPC. Além disso, a MSC é um dos dois principais usuários do terminal de contêineres de Colon. O outro é, não surpreendentemente, Evergreen.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário