sexta-feira, 20 de maio de 2022

Congestionamento nos terminais europeus provoca atraso de até 41 dias em porta-contêineres


As altas taxas de congestionamento nos terminais de contêineres no norte da Europa e os gargalos no transporte terrestre estão agravando os problemas de congestionamento portuário na rota que liga o Extremo Oriente e o norte da Europa. Os navios porta-contêineres atualmente exigem uma média de 101 dias para completar um itinerário de ida e volta. Isso significa que eles chegam com uma média de 20 dias de atraso na China para sua próxima viagem de ida e volta, forçando as companhias marítimas a aplicarem viagens em branco em algumas viagens, pois não há navios disponíveis, relata Alphaliner.

Esses atrasos aumentaram ainda mais nos últimos meses de acordo com a consultoria que relatou atrasos médios de 17 dias em novembro do ano passado e, novamente, 17 dias em fevereiro passado. Um exemplo: quando o "MOL Triumph" de 20.170 TEU partiu de Qingdao em 16 de fevereiro no serviço 'FE4' da THE Alliance, era esperado que chegasse a Algeciras em 25 de março e zarpasse novamente do norte da Europa. Antuérpia em 7 de abril. No entanto, o navio chegou a Algeciras em 2 de abril e fez escala em Roterdã (12 a 15 de abril), Antuérpia (26 de abril a 3 de maio) e Hamburgo (14 a 18 de maio). O navio finalmente deixou o norte da Europa esta semana com 41 dias de atraso.

O tempo necessário para descarregar e carregar nos três maiores portos europeus de contentores foi de 36 dias entre a chegada a Roterdão e a partida de Hamburgo. Esses atrasos não podem ser recuperados navegando para leste a toda velocidade.

A Alphaliner também verificou os tempos de viagem de ida e volta de todos os navios que chegam à China Central na primeira metade deste mês (1 a 15 de maio) do norte da Europa.

O melhor desempenho foi o de dois navios CMA CGM que chegaram apenas um dia atrasados ​​em Xangai, depois de pularem suas respectivas escalas em Busan. Estes são os "CMA CGM Champs Elysees" de 23.112 TEUs do serviço 'FAL1') e Qingdao ("APL Merion" de 17.292 TEUs do serviço 'FAL3').

O atraso médio dos doze navios da Ocean Alliance que chegaram à China Central na primeira quinzena de maio foi de 17 dias, em comparação com 15 dias em fevereiro passado e nove dias em novembro de 2021.(imagem do Porto de Antuérpia, Bélgica)

 

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