sexta-feira, 19 de novembro de 2021

Porto de Antonina movimenta mais de 1,1 milhão de toneladas de janeiro a outubro, incremento de 63% interanual

O porto de Antonina, no Paraná, movimentou 1.168.103 toneladas de produtos, volume que já supera o total movimentado em 230.103 toneladas durante todo o ano de 2020, que foi de 938.000 toneladas. Considerando apenas os dez meses do ano passado, em que foram movimentadas 715 mil toneladas, o aumento registrado foi de 63%.

Por outro lado, considerando apenas a mobilização do último mês de outubro, 141.655 toneladas de cargas, tanto na importação quanto na exportação, o aumento registrado em relação aos mesmos 31 dias de 2020 (55.205 toneladas) foi de 156%.

“O volume mobilizado pelo terminal privado que opera no Porto de Antonina de janeiro a outubro deste ano, só não superou a movimentação do ano de 2016, quando foram mobilizados 1,3 milhão de toneladas”, afirma o presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando García.

Considerando os últimos cinco anos, segundo García, o volume total de 1.168.103 toneladas acumulado nos dez meses foi superior ao movimento anual registrado em 2017, 2018, 2019 e 2020.

Enquanto isso, pelo Porto de Paranaguá, no acumulado dos últimos dez meses deste ano, foram mobilizadas 47.336.770 toneladas de cargas. Juntos, os dois portos paranaenses movimentaram 48.504.873 toneladas de cargas de janeiro a outubro. Dessas, 4.043.841 toneladas apenas no último mês.

A empresa que atua no Porto de Antonina é a TPPF (Porto Ponta do Félix), através do terminal os principais produtos de exportação são farinha de soja (a granel) e açúcar em sacos. Em relação às importações, os principais produtos continuam sendo fertilizantes.

“Nos dez meses deste ano, porém, foram movimentadas 172.218 toneladas de outros produtos pela Antonina, nos dois sentidos. Em relação às exportações, destacam-se os inéditos embarques de alimentos feitos pelo terminal. Nas importações, houve movimentos de sal, malte , cevada e trigo ", diz García.

Sobre esses últimos produtos importados, o diretor-geral da Portos do Paraná destaca os recentes investimentos do terminal em infraestrutura de armazenagem, com a construção de novos silos para recebimento dos produtos. “Além disso, continuamos com os investimentos em infraestrutura marítima, principalmente com a continuação das dragagens de manutenção, o que garante ainda mais movimentação para o Porto de Antonina”, acrescenta.

 

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