terça-feira, 9 de novembro de 2021

Armadoras japnesas registram benefícios recordes no terceiro trimestre de 2021


A NYK e a "K" Line, a maior e a terceira maior empresa de transporte marítima do Japão, registraram lucros trimestrais recordes graças às taxas de frete mais altas em meio ao caos que afeta as cadeias de suprimentos globais. O motor dessa bonança de lucros é a operação de navios porta-contêineres que as duas companhias marítimas mantêm em conjunto com a MOL, por meio da Ocean Network Express (ONE).

Os benefícios trimestrais totalizaram US $ 2.292 milhões, mais de 25 vezes o valor do ano passado. O maior lucro trimestral da empresa de navegação. O lucro do segundo trimestre da "K" Line aumentou quase 14 vezes para US $ 1.269 milhões em relação ao ano anterior, de acordo com cálculos de seus resultados do primeiro semestre, também divulgados quinta-feira. Este número é o mais alto desde pelo menos junho de 2003.

Enquanto isso, a receita trimestral da MOL foi quase sete vezes maior do que no ano anterior, de acordo com uma declaração de lucros recente.

As ações da NYK, que subiram 250% este ano, caíram 8% na quinta-feira da semana passada, enquanto as ações "K" caíram quase 9% e as da MOL fecharam o dia em queda, 2,6%.

A demanda induzida pela pandemia alimentou o aumento do tráfego de navios de contêineres, com demanda especialmente alta para transporte entre a Ásia e a América do Norte. Essa demanda levou ao congestionamento nos portos da América do Norte e a capacidade limitada de transporte levou a taxas de mercado mais altas para contêineres. Além disso, "o congestionamento do porto e do interior não melhorou devido à falta de motoristas para o transporte terrestre", observou NYK em comentários sobre os resultados do terceiro trimestre.

O volume de contêineres da Ásia com destino aos Estados Unidos bateu um recorde em setembro, de acordo com a empresa de análises norte-americana Descartes Datamyne, superando os números do ano anterior pelo 15º mês consecutivo.

O Índice de Frete de Contêineres de Xangai, que serve como referência para as taxas de embarque de contêineres, ficou em 4.583,39 pontos na sexta-feira, um aumento de quase 80% em relação ao final de março. Os executivos e analistas da indústria de transporte dizem que os problemas provavelmente continuarão em 2022.

 

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