quarta-feira, 15 de maio de 2024

Porta-contêineres menores seguem transitando pelo Mar Vermelho, apesar dos riscos de ataques dos houthis


Os navios porta-contêineres seguem transitando pelo Mar Vermelho e pelo Canal de Suez, apesar do aumento dos riscos após o fim das negociações de cessar-fogo entre Israel e o Hamas e a escalada dos ataques Houthi à navegação mercante global no Mar Vermelho, que até expandiu a insegurança da navegação para o Oceano Índico. É o que revela um relatório da Linerlytica.  

Desde 1 de abril de 2024, mais de 90 trânsitos foram regisrtados através do Estreito de Bab-el-Mandeb, a porta de entrada para o Mar Vermelho, principalmente navios porta-contêneres  menores que operam nas rotas Ásia-Med e Mar Báltico, em comparação com mais de 700 itinerários desviado para a rota do Cabo da Boa Esperança no mesmo período.  

A CMA CGM continua sendo a única companhia marítima global que mantém trânsitos seletivos através do Mar Vermelho. Na verdade, três dos seus navios nos serviços Ásia-Mediterrâneo que operam no âmbito da Aliança Oceânica e um na rota Europa-Índia transitaram pela área no mês passado, enquanto mais dois estão programados para navegar na área esta semana.  

De acordo com a Linerlytica, as taxas do mercado de frete e frete de contêineres continuam ganhando terreno e as companhias marítimas pressionam por novos aumentos nas taxas até maio, enquanto a demanda por navios permanece inabalável. Ao mesmo tempo, as preocupações com a sobrecapacidade fica em segundo plano, uma vez que os desvios de navios porta-contêineres para a rota do Cabo da Boa Esperança eliminam 7% da capacidade efetiva total da frota. Além disso, o fracasso das conversações de paz no Médio Oriente ajudou a aumentar as expectativas de novos aumentos das taxas nos próximos dois meses para o norte da Europa, com a utilização da capacidade atingindo o máximo dos últimos três anos nesta rota.

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