sexta-feira, 17 de maio de 2024

Evergreen registra um dos benefícios mais elevaados da era post covid-19 no 1º trimestre


 

Os lucros do primeiro trimestre de 2024 da Evergreen estiveram entre os mais altos da era pós-Covid-19, registrando US$ 483 milhões em lucro antes de juros e impostos (EBIT). O resultado triplica os US$ 152 milhões do trimestre anterior e representa um aumento de 29% sobre o lucro operacional de 2023. Enquanto isso, a receita da companhia marítima aumentou 33% ano a ano, até US$ 2.759 milhões, e o lucro líquido foi de US$ 54,1 milhões, 245% a mais que no ano anterior.  
 
A Evergreen, que atualmente ocupa a sétima posição entre as companhias marítimas globais em capacidade, com uma quota de mercado global próxima dos 6%, não divulgou as suas taxas médias por TEU, mas o seu concorrente mais próximo, a HMM, que segue no ranking com o número 8, revelou que suas taxas aumentaram 27% ano a ano no trimestre. 
 
A Yang Ming, a segunda maior companhia marítima de Taiwan, registrou um forte lucro operacional de 243 milhões de dólares no primeiro trimestre, depois de a sua receita ter aumentado 33% em comparação com o último trimestre de 2022. A armadora, que opera uma frota de pouco menos de 710.000 TEUs, gerou receitas de US$ 1.663 milhões e lucro líquido final de US$ 298,4 milhões.  
 
Numa base anual, os lucros operacionais de Yang Ming aumentaram cinco vezes, enquanto os lucros líquidos triplicaram. A Yang Ming alertou sobre o contínuo excesso de oferta de navios e a incerteza geopolítica, mas observou uma melhoria gradual nos PMIs industriais para as principais economias, com os EUA e a Índia mostrando fortes sinais de recuperação. 
 
O crescimento econômico da China também deverá exceder as previsões. A taiwanesa Wan Hai Lines registrou seu maior lucro operacional desde o último trimestre de 2022, retornando ao lucro após cinco trimestres consecutivos de perdas. A empresa, com sede em Taipei, gerou um EBIT de US$ 68,7 milhões e uma receita de US$ 852,0 milhões. 
 
Este valor, que contrasta com a perda de 46,7 milhões de dólares em receitas de 781 milhões de dólares no último trimestre de 2023, demonstra a magnitude da mudança de tendência causada pela crise do Mar Vermelho. O lucro líquido da companhia marítima, que possui atualmente a décima primeira maior frota de contentores do mundo, foi de 143 milhões de dólares, face a um prejuízo de -65,3 milhões de dólares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário