quinta-feira, 2 de maio de 2024

Irã anuncia que vai liberar tripulantes do navio MSC Aries, de bandeira portuguesa


O ministro dos Negócios Estrangeiros do Irã, Hossein Amir-Abdollahian, afirmou que a tripulação do navio “MSC Aries”, pertencente ao Registo Naval Português, recebeu acesso consular e deverá ser libertadoa em breve. O anúncio ocorreu durante uma conversa telefônica com o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Paulo Rangel, informou o site do Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano.

Amir-Abdollahian explicou que a tripulação seria entregue aos seus embaixadores em Teerã, embora não tenha fornecido um cronograma específico para a ação. Os tripulantes vêm de países como Índia, Paquistão, Rússia, Filipinas e Estônia. O Irã acusou o “MSC Aries” de “violar as leis marítimas” e sustenta que o navio tem ligações com Israel. A MSC freta o navio para a Gortal Shipping, uma subsidiária da Zodiac Maritime, que é parcialmente propriedade do empresário israelense Eyal Ofer.

O “MSC Aries”, com um total de 25 tripulantes, foi capturado pela Guarda Revolucionária Iraniana no Estreito de Ormuz, no dia 13 de abril, mesmo dia em que o Irã lançou o seu primeiro ataque direto contra Israel. A ação seguiu-se a um alegado ataque aéreo israelita contra o seu consulado em Damasco, em 1 de Abril. A “apreensão” do navio coincide com o bloqueio do Mar Vermelho pelos Houthis, apoiados pelo Irão, iniciado em novembro.

Já a tripulação de 25 pessoas do “Galaxy Leader”, navio que foi capturado pelos rebeldes Houthi do Iémen em 19 de novembro de 2023, permanece cativa. O Irã apoiou a campanha do grupo contra a navegação israelita, mas esta estendeu-se à navegação global, o que fez com que a maioria dos navios que transitavam pelo Mar Vermelho e pelo Canal de Suez fossem desviados através do Cabo da Boa Esperança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário