sexta-feira, 31 de maio de 2024

Frota global de porta-contêineres Megamax ultrapassa a barreira dos quatro milhões de teus em abril


 

A frota global de navios porta-contêineres Megamax (MGX) ultrapassou a barreira dos 4,0 milhões de TEUs de capacidade total no final de abril, situando-se atualmente em 4,01 milhões de TEUs, informa a Alphaliner. Nada menos que 186 navios da variedade MGX-24 e o ligeiramente menor MGX-23 estão atualmente em serviço, com mais 43 navios e 1,25 MTEUs encomendados.

Nos últimos anos, os navios Megamax tornaram-se a espinha dorsal do transporte marítimo entre a Ásia e a Europa, deslocando lenta mas inexoravelmente os navios Neopanamax dos principais serviços regulares. Introduzido pela primeira vez pela Maersk em 2013, quando o “Maersk McKinney Moller” de 18.340 TEU se juntou à sua frota, a capacidade Megamax atingiu 1,00 MTEUs em abril de 2017; 2,00 MTEU em julho de 2019 e 3,00 MTEU em outubro de 2021.

A partir de agora, no entanto, o próximo marco só é esperado em meados de 2028, à medida que o ritmo das encomendas de Megamax abrandou: com quase 200 em sua posse, as companhias marítimas impulsionaram projetos de expansão da frota através do Neopanamax Compact (335 m/14.000 TEUs) e Maxi (366 m/16.000 TEUs), bem como no mercado intermediário, onde os navios Panamax Replacement de 5.500 TEU e Compact de 8.000 TEU obtiveram inúmeras encomendas.

Atualmente, os Megamaxes dominam a rota Ásia-Norte da Europa/Mediterrâneo, onde 179 dos 186 navios estão em serviço. Combinados, representam 3,88 MTEUs de capacidade nesta rota, por sua vez, cerca de 54% dos 7,20 MTEUs de capacidade global implantada. Estes números ilustram que, apesar de alguns testes no Pacífico e noutros locais, esta classe de navios porta-contêineres, a maior do mundo, opera quase exclusivamente entre o Extremo Oriente e a Europa.

Na verdade, apenas sete estão em serviço entre o Extremo e o Médio Oriente. No passado recente, várias companhias marítimas já testaram as operações de navios Megamax nas rotas Trans-Pacífico, onde os principais portos de contentores dos EUA podem acomodar esta classe de tamanho. Distâncias de navegação mais longas e o fato de as escalas de navios de grande porte serem distribuídas de forma mais “igual” entre os principais portos (em comparação, por exemplo, com a Costa Oeste dos EUA, onde os navios costumam “dar meia-volta” depois de fazerem escala num único porto, tornando a Ásia -Rota Europa a mais ideal para navios Megamax. No entanto, a Alphaliner espera que alguns navios da classe MGX-23 entrem na rota comercial Ásia-Costa Leste dos EUA, mais cedo ou mais tarde.

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