terça-feira, 14 de setembro de 2021

Porta-contêineres é o segmento que mais está ganhando com o atual boom de lucros no transporte marítimo


O setor de transporte marítimo global está colhendo seu maior benefício desde 2008, à medida que a combinação da crescente demanda por produtos e uma cadeia de fornecimento global em colapso sob o impacto da Covid-19 torna as taxas de frete cada vez mais altas.

Quer se trate de navios porta-contêineres, graneleiros ou navios especializados projetados para transportar carros e caminhões, as receitas estão disparando. Como a frota mercante movimenta cerca de 80% do comércio mundial, o aumento atinge todos os rincões da economia.

As causas desse boom são: a reabertura econômica após a Covid que estimulou o aumento da demanda por bens e commodities. Junto com isso, o vírus que continua a perturbar as cadeias de abastecimento globais, engarrafando portos e atrasando navios. Esse conjunto de fatores deixou grande parte do setor marítimo com ganhos extraordinários nos últimos meses.

A bonança está centrada no transporte marítimo de contêineres, cujas taxas atingem níveis recordes, mas não se limita a ele. A indústria de navegação está registrando seus maiores ganhos diários desde 2008, de acordo com a Clarkson Research Services. Os únicos atrasados ​​são os mercados de petróleo e gás, onde há mais forças de baixa em jogo.

"Não tenho certeza se a tempestade perfeita vai cobrir isso - isso é simplesmente espetacular", disse Peter Sand, analista-chefe de navegação da Bimco. "É um contágio perfeito de um mercado de transporte de contêineres em alta para alguns dos outros segmentos."

Atualmente, custa US $ 14.287 para transportar um contêiner de 40 pés da China para a Europa. Isso representa um aumento de mais de 500% em relação ao ano anterior e está aumentando o custo do transporte de todos os tipos de produtos, de brinquedos a bicicletas e café.

Esses aumentos já estão refletidos nos lucros da Maersk, que no mês passado aumentou seus lucros estimados para este ano em quase US $ 5 bilhões. Em um sinal de quão lucrativo o setor se tornou, a CMA CGM SA - a terceira maior empresa de navegação do mundo - decidiu congelar suas taxas spot para preservar relacionamentos de longo prazo com os clientes.

 

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