segunda-feira, 13 de setembro de 2021

CMA CGM suspende reajustes de tarifas spot, medida que pode prejudicar carregadores de menor porte


 

A armadora francesa CMA CGM decidiu suspender os reajustes de tarifas de frete spot para todos os seus serviços. "A medida pode ser interpretada por alguns operadores do mercado como um comportamento bom e responsável para uma grande empresa de navegação, e por outros como um pouco tarde demais", avaliou o analista da indústria marítima Lars Jensen.

O especialista reconheceu que a medida também pode ser vista "como um artifício de marketing com valor real limitado.Presumivelmente, um freio nos aumentos nas taxas spot pode não impedir novos aumentos em diferentes tipos de sobretaxas (marítimas ou terrestres) ", destacou ele em um comentário postado em sua conta no LinkedIn.

No entanto, para Jensen, há um elemento mais importante nessa questão que os remetentes devem observar especialmente. E é que o mercado continua em situação de falta de capacidade. Quando a capacidade é insuficiente, é preciso priorizar quem fica com espaço e quem não explica e aponta que “até agora, a priorização, principalmente das últimas vagas marginais de um navio, tem sido feita de acordo com a taxa. o prêmio é pago alto o suficiente, você pode conseguir espaço ", explica.

Segundo Jensen, a evolução apontada pela CMA CGM parece estar caminhando em uma direção em que a priorização se deslocará mais para os clientes contratuais e aqueles com os quais eles têm relacionamentos pré-existentes mais fortes. Isso será uma vantagem para os clientes com esse tipo de relacionamento e uma desvantagem para os clientes, geralmente menores, que podem preferir buscar no mercado as melhores ofertas de transporte para cada remessa.

Questionado sobre se este deslocamento dos carregadores de menor porte não configuraria um comportamento discriminatório, Jensen explicou que "de forma alguma", já que cada empresa pode escolher como quer fixar suas tarifas para diferentes grupos de clientes. E, é claro, alguns clientes obtêm melhores taxas e condições do que outros, o que é normal em qualquer setor. Ele acrescentou que "é claro que um importador que movimenta 20 TEUs por ano nunca terá as mesmas condições que um importador que movimenta 200 mil TEUs. Em nenhum mercado e sob quaisquer condições", disse.

 

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