sexta-feira, 23 de julho de 2021

Gerdau Diaco usará multimodalidade na Colômbia para transportar 2 mil toneladas de aço pelo Rio Magdalena


A Gerdau Diaco anunciou que transportará 2.000 toneladas de aço pelo rio Magdalena de Barranquilla até sua planta de Muña em Sibaté, Cundinamarca, usando o esquema multimodal. A empresa informou ainda que o transporte fluvial leva cerca de oito dias e após o modo fluvial serão utilizados os serviços de carga e armazenagem em Barrancabermeja e posteriormente carregados por caminhão para entrega final, informou El Heraldo.

A carga circulará na modalidade cabotagem, o que significa que o processo de nacionalização aduaneira ocorrerá após sua chegada a Barrancabermeja. A siderúrgica já aproveitou esse meio de transporte em 37 ocasiões e, com isso, busca ajudar a impulsionar a economia do rio Magdalena e o setor de transportes.

“É importante para nós visualizar esta alternativa de transporte e motivar e convidar outros setores a também explorar e utilizar o transporte multimodal para os seus produtos. Queremos quebrar a crença de que é muito complexo utilizar diferentes modos de transporte. Às vezes é mais eficiente e com menos tempo ”, garantiu Ricardo Carmona, gerente de Logística, SOP e Almoxarifados da Gerdau Diaco.

Ele destacou que, desde 2013, a Gerdau Diaco importa produtos acabados e semiacabados, aventurando-se no multimodalismo para obter maior eficiência na operação: “Para isso, empreendemos a tarefa de planejar um desenvolvimento logístico que envolvesse a utilização de meios de transportar cargas diferentes das convencionais, aventurando-se assim na carga multimodal ”, acrescentou Carmona.

O tarugo ou lingote de aço é o produto semiacabado mais importante nos processos produtivos da empresa e por isso prioriza sua movimentação por diversos meios, principalmente multimodais. “Precisamos entender que os diferentes tipos de transporte fluvial, ferroviário e rodoviário devem se complementar, buscando que toda a cadeia seja ágil e eficiente para melhorar a competitividade do país”, finalizou Ricardo Carmona.

Por outro lado, os números indicam que, entre 2013 e 2019, a empresa movimentou mais de 175 mil toneladas de produtos siderúrgicos entre lingotes, bobinas e perfis no rio Magdalena. Isso representa cerca de 26% do total de cargas de importação movimentadas pela empresa anualmente e tem enorme potencial de crescimento futuro.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário