Embora o número total de operadores de terminais globais (21) listados nas tabelas classificativas da Drewry tenha permanecido inalterado em 2023, a composição mudou significativamente, destacando o surgimento de novos players como a Adani (foto), AD Ports Group e Hapag, enquanto a aquisição da SAAM Ports e Bolloré retiraram essas duas empresas da lista. Entretanto, a posição dos maiores operadores no topo foi ainda mais fortalecida, com as sete maiores empresas a gerirem agora mais de 40% dos movimentos portuários globais numa base ajustada ao capital.
A analista sênior de portos e terminais da Drewry, Eleanor Hadland, diss que as “sete maiores operadoras de terminais globais relataram um desempenho ajustado de capital de mais de 40 MTEUs em 2023. Mesmo que vários dos operadores menores tenham declarado claramente sua intenção de “expandir seus portfólios, há oportunidades muito limitadas para colmatar a lacuna de 30 MTEU que existe entre este grupo líder e o resto da mesa.”
A PSA International manteve o primeiro lugar no ranking, com um desempenho ajustado de capital de 62,6 MTEUs em 2023, 4,6% a mais que em 2022. A China Merchants subiu para o segundo lugar com um desempenho ajustado ao capital de 55 MTEUs. O Grupo MSC registrou o maior crescimento, com os TEUs por ação a aumentarem mais de 10% após a aquisição da Bolloré Africa Logistics em dezembro de 2022.
A Adani foi a melhor colocada entre os novos entrantes, alcançando a 13ª posição no ranking com um desempenho ajustado de capital de 6,5 milhões de TEUs. Espera-se que esta posição melhore no próximo ano com um forte crescimento no mercado indiano, impulsionado pelos desenvolvimentos internacionais. Da mesma forma, a expectativa é que a AD Ports e a Hapag-Lloyd melhorem as suas classificações em 2024, quando for observado o impacto anual das suas aquisições em 2023.
O crescimento anual de 2023 no desempenho ajustado ao capital dos 21 operadores foi de 2,3%, bem acima do aumento de 0,3% na mobilização portuária global. Ao mesmo tempo, as receitas dos operadores foram mistas e a normalização das receitas de armazenamento relacionadas com o congestionamento para os níveis anteriores à Covid-19 deprimiu as receitas adicionais provenientes dos aumentos das taxas indexados à inflação.
O Drewry Global Container Terminal Revenue Index começou a subir no último trimestre do ano, impulsionado pela forte procura dos EUA, com uma dinâmica positiva a acelerar no primeiro trimestre de 2024 devido ao efeito dominó da crise do Mar Vermelho, que voltou a aumentar receitas de armazenamento relacionadas com o congestionamento.
"Embora o congestionamento esteja a começar a diminuir, a recuperação da procura dos consumidores em mercados dominados pelas importações proporcionará um apoio contínuo às receitas médias reportadas pelos operadores incluídos no índice", acrescentou Hadland. As despesas de capital (capex) dos operadores de terminais da amostra foram de 5,5 mil milhões de dólares em 2023, crescendo 9% em relação ao ano anterior, o terceiro aumento anual consecutivo desde 2020.
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