Integrando a comitiva interministerial do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em visita oficial ao Chile, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participou nesta segunda-feira (5) do Fórum Empresarial Chile-Brasil, promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), na capital do país, Santiago.
Na oportunidade, Fávaro destacou a relação comercial nas aberturas de novos mercados para produtos da agropecuária brasileira. “Nesses 19 meses de governo, nós batemos todos os recordes na relação comercial nas aberturas de mercados, recordes que se transformam em oportunidades bilaterais”, disse.
Durante a missão oficial, foi anunciado a abertura de um novo mercado do país chileno para o Brasil, a importação de melão pele de sapo. Também foram evidenciadas as assinaturas de memorandos de entendimento entre os dois países. “Hoje tenho certeza de que nós vamos ampliar ainda mais a relação comercial do Brasil com o Chile no âmbito da agropecuária”, destacou Fávaro.
Atualmente, a relação entre os dois países é similar. O Brasil exporta para o Chile cerca de US$ 1,5 bilhões por ano, já o Chile exporta para o Brasil cerca de US$1,4 bilhões. O Ministro da Agricultura ainda ressaltou a relação de importação por parte do Brasil. “Como as coisas funcionam bem quando se tem uma boa relação diplomática comercial, o maior produto da alimentação brasileira que sai daqui é o salmão e pescados. É uma parte muito importante da venda brasileira para o Chile. Geramos oportunidades recíprocas e assim desenvolvemos os nossos países”, afirmou.
Na ocasião, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, evidenciou a parceria entre os dois países para alavancar a produção de biocombustíveis. Já o secretário executivo do Ministério Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Márcio Rosa, ressaltou a política contínua de integração entre os países da América do Sul, destacando as vantagens competitivas.
O Fórum Empresarial organizado pela ApexBrasil está acontecendo durante o dia todo desta segunda-feira (5) e conta com a participação de autoridades de ambos os países e de cerca de 500 empresários brasileiros e chilenos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário