sexta-feira, 30 de agosto de 2024

América Latina experimenta o maior aumento no tamanho médio dos navios


Os serviços relacionados com a América Latina nos últimos doze meses registraram o maior aumento no tamanho médio dos navios (+4,7%). De acordo com a Alphaliner, isto se deve em parte ao fato de que muitos novos Neopanamax entre 12.800 e 16.000 TEUs aderiram aos serviços Ásia-América Latina, o que explica por que quatro rotas marítimas específicas da região agora aparecem na lista de rotas marítimas com maior capacidade média de navios.

O tamanho médio de todos os navios que operam entre o Extremo Oriente, a América Central e a Costa Leste da América do Sul excede agora a média da rota entre o Extremo Oriente e a Costa Oeste dos EUA. Ao utilizar navios maiores, as companhias marítimas podem reduzir os seus custos, resultlando em economias de escala.

De acordo com a Alphaliner, a ZIM teve o maior progresso nos últimos doze meses entre as principais companhias marítimas do mundo, com o tamanho dos seus navios aumentando 30,8% ano a ano, fechando a lacuna com as outras 10 principais companhias marítimas. Juntamente com a ZIM, a MSC (+5,8%) e a CMA CGM (+5,3%) são as únicas companhias marítimas entre as 10 primeiras que registraram aumentos no tamanho médio dos seus navios mais rapidamente do que a média do mercado.

A atual frota de navios porta-contêineres de 30,2 MTEU soma 6.278 navios, representando um tamanho médio de navio de 4.809 TEUs. Esse número é 3,5% a mais em relação à média de 4.645 TEUs em 1º de agosto de 2023. Segundo a análise da Alphaliner, o tamanho médio dos navios está relacionado com os perfis comerciais das companhias marítimas. Operadores europeus como a CMA CGM, a MSC ou a Maersk dispõem de extensos serviços regionais de curta distância e feeder com navios mais pequenos, o que reduz a média.

Entretanto, as companhias marítimas asiáticas com um forte foco nas duas rotas mais importantes Leste-Oeste, do Extremo Oriente à Europa e à América do Norte, têm tamanhos médios de navios muito maiores. No caso da HMM, este número aproxima-se dos 11.000 TEUs, uma vez que a companhia marítima sul-coreana está utilizando 78% da sua capacidade total nas rotas entre o Extremo Oriente e a Europa e no Transpacífico.

Isso se compara a 69% para Evergreen, 66% para ONE e 75% para Yang Ming. Porém, a média deste último é menor, pois é o único integrante de uma das três alianças marítimas que não possui capacidade Megamax em serviço. O tamanho médio dos navios do Grupo Cosco pode parecer baixo em comparação com os seus homólogos asiáticos, mas isto deve-se ao fato de a empresa de navegação chinesa utilizar um grande número de navios mais pequenos em serviços regulares regionais e domésticos.

Não é de surpreender que o maior tamanho médio dos navios seja encontrado entre o Extremo Oriente e o Norte da Europa e o Mediterrâneo, já que 94,3% de toda a capacidade dos navios Megamax com mais de 18.000 TEU são operados lá. O tamanho médio dos navios nesta rota é atualmente de 14.655 TEUs. Ao decompor a região europeia, o tamanho médio mais elevado encontra-se no Extremo Oriente - Norte da Europa (15.621 TEUs), seguido pelo Extremo Oriente - Mediterrâneo (13.294 TEUs).

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