Um ano após aderir ao programa brasileiro responsável pela adaptação do GHG Protocol para o desenvolvimento de ferramentas de cálculo para estimativas de emissões de gases do efeito estufa (GEE), a Portos RS recebeu o Selo Prata no inventário de emissões realizado neste ano. A Empresa Pública também obteve o selo de participação no ciclo 2024, o que evidencia seu compromisso de uma atuação ambientalmente sustentável.
No ano passado, a Autoridade Portuária já havia recebido o Selo Bronze e segue trabalhando na busca pelo Ouro. Na última quinta-feira (1), um comunicado encaminhado pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV) confirmou a obtenção da classificação e anunciou para o dia 21 de agosto a realização do Evento Anual que celebra a publicação dos inventários de emissões das organizações participantes.
Além de renovar a adesão ao ciclo de 2024, a Portos RS promoveu a qualificação dos processos de relatos de gases do efeito estufa (GEE), compreendendo as emissões das unidades de Rio Grande, Pelotas e Porto Alegre, configurando assim um inventário completo. Com isso, a Autoridade Portuária alinha suas práticas às necessidades globais de combate às mudanças climáticas e à promoção da sustentabilidade.
O GHG Protocol é uma referência mundial quando o assunto é sustentabilidade, indo ao encontro do estabelecido no Mapa Estratégico 2023/2026 da Portos RS que tem o cuidado com o meio ambiente como uma de suas pautas principais. O presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, celebrou o resultado e destacou o trabalho realizado pela Diretoria de Meio Ambiente para que as operações portuárias aconteçam com absoluto equilíbrio.
“A busca por melhores práticas ambientais em relação à emissão de gases do efeito estufa passa por uma série de processos, os quais ficaram evidenciados na obtenção do Selo Bronze, quando realizamos um inventário parcial, e agora ao conquistarmos o Selo Prata. Tudo isso é resultado do comprometimento da Portos RS para a garantia de que as operações portuárias aconteçam de maneira equilibrada com o meio onde estão inseridas”, afirmou Klinger.
O diretor de meio ambiente da Portos RS, Henrique Ilha, destacou o trabalho responsável e de busca da melhoria contínua. “Seguimos avançando para a descarbonização dos portos gaúchos, trabalhando com total responsabilidade e em busca da melhoria contínua. Um grande trabalho de equipe que envolve todas as diretorias da empresa”, completou Henrique.
Nenhum comentário:
Postar um comentário