segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Maersk amplia transporte de carga via ferroviária para o Terminal Pacífico Sur Valparaíso, no Chile


Um total de 793 TEUs de carga de exportação e importação foram mobilizados por via férrea de e para o Terminal Pacífico Sur Valparaíso, TPS, entre meados de 2021 e 2022. A modalidade é fortemente promovida pelo serviço 'CLX' da companhia de navegação Maersk, que desde Dezembro do ano passado faz escalas semanais no Terminal 1 do principal terminal maritimo do Chile.

Até à data, foram mobilizados 575 contêineres por via férrea, equivalentes a 793 TEUs, tanto de importação como de exportação, que incluem carga fresca em contentores frigoríficos e mercadorias secas. O volume se soma ao uso anterior do trem com carga fracionada de cobre. Somente em dezembro de 2021, a Maersk movimentou 291 TEUs pelo trem, dos quais 100 TEUs correspondem a carga refrigerada.

A reativação do sistema ferroviário visa diversificar a cadeia logística do porto de Valparaíso, contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa e segurança rodoviária; pontos relevantes para reforçar o compromisso com o desenvolvimento sustentável. Da mesma forma, responde a um esforço logístico de toda a cadeia portuária: Puerto Valparaíso, TPS, EFE e FEPASA, além dos órgãos fiscalizadores.

O diretor comercial adjunto da TPS, Raúl Guzman, afirmou que “o serviço de transporte ferroviário de mercadorias é complementado pelo transporte terrestre, que continua a ser extremamente importante e parte vital das nossas operações. Desde a TPS trabalhamos com toda a cadeia logística para alcançar uma operação eficiente e segura e estamos muito satisfeitos com os resultados que temos tido. O comércio exterior é muito dinâmico e exige a flexibilidade que a cadeia logística de Valparaíso tem sido capaz de oferecer."

Já o gerente de logística da Empresa Portuaria Valparaíso,Juan Marcos Mancilla, expressou que “um dos marcos logísticos de 2021, sem dúvida, foi a ativação do sistema ferroviário para carga conteinerizada transferida em Puerto Valparaíso, fortemente impulsionada graças ao retorno do serviço regular da companhia de navegação Maersk. Isso nos permitiu complementar o serviço de navios e melhorar a eficiência de nossos terminais, principalmente no terceiro turno”.

“O desafio para este ano de 2022 é continuar crescendo com o número de trens, bem como aprimorar o sistema de carga combinada e a integração de novas tecnologias em nosso PCS, Silogport, disse o executivo. Este serviço regular permitiu recuperar e fortalecer a operação que entra e sai do porto de Valparaíso por via férrea, já que no ano 2

 

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