quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Armadoras têm vantagem histórica nas negociações de 2022 para contratos de longo prazo com transportadores


"Nunca vimos isso antes. Estamos entrando em uma temporada de licitação diferente de qualquer outra historicamente", disse Patrik Berglund, CEO da Xeneta. Berglund refere-se à vantagem singularmente desequilibrada que as transportadoras têm nas negociações de 2022 para contratos de longo prazo com os transportadores, os contratos que determinam o que os importadores dos EUA pagarão no próximo ano e, cada vez mais, por vários anos. , informou a Freight Waves.

As taxas spot transpacífico atingiram alturas vertiginosas durante a crise da cadeia de suprimentos da era COVID-19, mas, em teoria, as taxas spot podem cair muito rapidamente. É no mercado de longo prazo, onde os embarcadores se comprometem com quantidades e preços ao longo do tempo, que as empresas de navegação podem obter lucros a longo prazo.

Os dados da Xeneta sobre contratos de longo prazo mostram um aumento adicional este ano além dos ganhos acumulados até 2021. No primeiro semestre do ano passado, a taxa média de longo prazo entre a Ásia e a Costa Oeste ficou em torno de US$ 3.000 dólares por TEUs. Em outubro, foi aumentado para US$ 6.000-6.500 por FEU. “Para 2022, vemos US$ 7.000-8.000 como um indicador inicial”, disse Berglund.

Antes do COVID-19, em 2019, a Xeneta estimava a taxa média anual da Ásia-Costa Oeste em cerca de US$ 1.500 por FEU. As taxas quintuplicaram desde então. A extremidade inferior do mercado de longo prazo - os maiores transportadores obtêm as melhores ofertas - agora está em torno de US$ 3.000 por FEU, o mesmo que a média de longo prazo do mercado de um ano atrás.

 

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