quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Mercado do transporte marítimo global mostra recuperação de janeiro a setembro

         Os ventos sopraram favoráveis para a indústria internacional da navegação conforme os resultados financeiros do terceiro quadrimestre deste ano. Aconteceu uma significativa melhoria, acompanhando uma tendência iniciada em janeiro. Onze das 16 transportadoras top mundiais registraram aumento de 5% na margem operacional, contra 2,8%  nos três meses anteriores.
          Segundo análise da Alphaliner, os resultados foram os melhores desde o primeiro quadrimestre de 2015. Afora a HMM, que reportou margem negativa de 0,6%, todas as demais companhias apresentaram margens positivas, lideradas pela CMA CGM, que atingiu alta de 10%.
           De acordo com a Alphaliner, o resultado poderia ter sido ainda mais elevado se não tivesse ocorrido o cyberataque à Maersk no final de junho, que reduziu os ganhos da empresa dinamarquesa no terceiro quadrimestre de 2017. Mesmo assim, os ganhos da companhia no período cresceram 4,1%, chegando a US$ 254 milhões,
             Em geral, a Alphaliner atribuiu a expansão a uma forte demanda de cerca de 10% no mercado na comparação com o mesmo período do ano passado. Somente a Maersk publicou perdas em volumes, principalmente por causa do citado ataque a seus sistemas tecnológicos.
            A Cosco liderou as altas de volumes, com um aumento de 23%, alcançando 5,49 milhões de teus no terceiro quadrimestre, ultrapassando os 5,26 milhões de teus registrados pela Maersk. A transportadora chinesa pela primeira vez superou a concorrente dinamarquesa, que é a maior empresa de navegação do mundo, consolidando-se as duas como as gigantes do mercado global de movimentação de contêineres.
         As tarifas de fretes mostraram também uma leve melhoria no último quadrimestre, em torno de 1,9%, na comparação com o segundo quadrimestre, e uma alta de 21% em relação a igual período de 2016. As margens de lucro mais altas foram obtidas por CMA CGM, OOCL, K Line e Zim. Já a Maersk, Yang Ming e HMM registraram menores resultados. A Hapag Lloyd apresentou tarifas estáveis, sem aumento nem queda de valores.
         "Os armadores não contavam com a habilidade para impulsionar o incremento das trifas durante as altas naturais do terceiro quadrimestre, apesar de crescimento sólido na demanda. As tarifas continuaram débeis em outubro e se espera que em novembro baixe o desempenho das margens de lucro", previu a análise da Alphaliner.
         O desempenho de janeiro a setembro, pelas projeções, podem apontar para um fechamento do ano nada bom. Mas os resultados dependem das próprias companhias, que devem mostrar se serão capazes de capitalizar sobre seu próprio esforço, concluiu a avaliação da Alphaliner.

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