sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Comissão Europeia recomenda próxima fase de negociação com o Reino Unido

         O presidente da Comissão Europeia (CE), Jean-Claude Juncker, recomendou nesta sexta-feira (8) que seja implementada a próxima fase das negociações para a saída do Reino Unido da União Europeia, após constatar "avanços suficientes" sobre os direitos dos cidadãos, a fatura de saída e a fronteira da Irlanda do Norte. Ele concedeu entrevista, ao lado da primeira-ministra do Reino Unido, Theresa Mary.
         Segundo Juncker, a CE decidiu formalmente recomendar ao Conselho Europeu, já que foram feitos progressos suficientes nos três termos do acordo para entrar na segunda fase da negociação..
"Não haverá uma fronteira dura e manteremos o acordo de Belfast", afirmou a premiê, responsável por intensificar nos últimos dias os contatos com os unionistas da Irlanda do Norte.
        Ela garantiu que uma fronteira "branda" não significará que o resto do país permaneça no mercado único."Examinaremos soluções específicas para a Irlanda do Norte".Além disso, disse que o acordo é "justo para o contribuinte britânico", que permitirá ao país no futuro "investir mais nas prioridades nacionais".
         Depois de algumas negociações contra o relógio nesta semana entre as duas partes, eles aprovaram o "relatório de progresso" para passar à próxima fase da negociação. Agora, cabe aos líderes dos 27 Estados-membros restantes, em sua reunião da próxima semana em Bruxelas, tomar uma decisão que confirme essa recomendação.
         No capítulo dos direitos dos cidadãos, eles especificaram a proteção tanto dos europeus que vivem no Reino Unido quanto dos britânicos na UE. "Continuarão sendo os mesmos após o Reino Unido deixar a União", assegurou a CE.
         Sobre a liquidação financeira, o Reino Unido  manifestou seu acordo de que os compromissos contraídos pela União Europeia, na sua configuração atual de 28 Estados-membros, sejam respeitados por todos, incluindo o Reino Unido.
         Quanto à fronteira entre a Irlanda e a Irlanda do Norte, o Reino Unido "reconhece as circunstâncias excepcionais da ilha e assumiu importantes compromissos para evitar que essa fronteira seja rígida".
         O negociador-chefe da UE, Michel Barnier, informará os detalhes do acordo. "É uma negociação difícil, mas conseguimos um primeiro avanço decisivo. Estou satisfeito com o tratamento justo que conseguimos com o Reino Unido", resumiu Juncker.
         Se os líderes dos 27 assinarem esses avanços, os negociadores das duas partes "iniciarão a elaboração de um acordo de retirada, segundo o Artigo 50 do Tratado da União Europeia", afirmou a CE. A comissão disse estar "disposta a começar imediatamente a trabalhar em qualquer regime transitório possível" e iniciar um debate que examine a futura relação entre a União Europeia e o Reino Unido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário