O Canal do Panamá anunciou a criação do Slot NetZero, uma nova categoria dentro de seu sistema de reserva de trânsito para embarcações que atendem aos critérios de baixa emissão. A medida faz parte da estratégia institucional para atingir emissões líquidas zero até 2050 e busca incentivar o uso de combustíveis alternativos no transporte marítimo internacional.
A primeira alocação deste slot será feita em 3 de outubro de 2025, correspondente à semana de trânsito entre 2 e 8 de novembro. A partir dessa data, um slot semanal será reservado exclusivamente para embarcações que se qualifiquem nesta categoria.
Os clientes que obtiverem o Slot NetZero poderão selecionar sua data de trânsito dentro da semana atribuída, acessar a passagem garantida em até 24 horas, usufruir do serviço Just-in-Time (JIT) e ter a opção de trocar ou substituir embarcações com características equivalentes. Para participar desta primeira fase, as embarcações devem ser registradas como bicombustíveis e capazes de operar com pelo menos um combustível com fator de intensidade de carbono igual ou inferior a 75 gCO₂e/MJ.
Estes incluem metanol verde, amônia verde, bio-GNL ou bio-GLP. Embora seu uso imediato não seja obrigatório, o Canal reconhecerá o investimento em embarcações adaptadas a essa tecnologia. O Slot NetZero não será concedido por meio de leilão, mas sim por meio de um esquema de prioridade que considera:
Condição da carga, com preferência para embarcações carregadas. Capacidade de PCUMS, priorizando a maior tonelagem. Contribuição econômica, por meio de pagamento de pedágio, serviços marítimos e taxas de pré-trânsito, como critério de desempate. Compromisso Ambiental Com esta medida, o Canal do Panamá busca se posicionar como um facilitador da transição energética na indústria marítima, oferecendo incentivos concretos para acelerar a adoção de combustíveis alternativos e tecnologias de baixo carbono.

Nenhum comentário:
Postar um comentário