Com uma vasta programação que está ocorrendo toda a semana, a Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE Ceará) vai celebrar seus 12 anos de funcionamento. A agenda festiva terá como ponto alto o lançamento do “Guia para Apresentação de Projetos Empresariais ao Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE)”, que acontece no evento de encerramento, na sexta-feira (29),, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).
A cerimônia vai receber diversas autoridades, tanto do setor público como da iniciativa privada, ligadas às cadeias nacional e estadual de desenvolvimento econômico. Durante toda a semana, serão realizadas atividades voltadas para estudantes de graduação e pós-graduação, tais como o “ZPE Day” e visitas às instalações do Complexo do Pecém e da ZPE Ceará, a primeira free trade zone do Brasil.
O momento coincide com outro feito histórico alcançado pela ZPE. Está sendo superada, neste mês de agosto de 2025, a marca das 100 milhões de toneladas movimentadas desde o início das operações da companhia, em 2016, mais um resultado que aponta para a importância de suas atividades para a pauta exportadora cearense.
Diante de tal desempenho, o presidente da ZPE Ceará, Fábio Feijó, afirma que os festejos se justificam pela valorização de uma trajetória de trabalho árduo que, aos poucos, vai se concretizando em visão de futuro das mais exitosas. “Estamos consolidados como um agente estratégico no desenvolvimento do Estado, atuando com protagonismo na transição energética, na disseminação de novas tecnologias e na atração de investimentos que estão, indubitavelmente, moldando o futuro do Brasil”, afirma.
Feijó destaca também a realização, na quarta-feira, 27, na sede da Fiec, do ZPE Day, um seminário voltado para estudantes e pesquisadores interessados em compreender o funcionamento da ZPE Ceará e como ela se consolidou como um instrumento estratégico de desenvolvimento econômico e social para o País. “Contando com uma programação bem elaborada de palestras e debates, o evento vai abordar temas relevantes para a formação e o futuro profissional dos jovens cearenses”, avisa.
O Guia
Como
culminância dos festejos, o lançamento do “Guia para Apresentação de Projetos
Empresariais ao Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação
(CZPE)”, que ocorre no último dia da programação, representa uma verdadeira
revolução no fortalecimento do regime de ZPEs no Brasil.
É também o que indica o discurso do secretário-executivo do CZPE, Fábio Pucci. “Este guia representa um marco de transparência e eficiência na gestão das Zonas de Processamento de Exportação no Brasil. Ele oferece referências objetivas para apoiar proponentes e administradoras na elaboração de projetos mais qualificados e em conformidade com as regras do regime, refletindo o compromisso do CZPE com o fortalecimento das ZPEs no país”, descreve.
Participação da
academia cearense
Desenvolvido
pela Secretaria Executiva do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de
Exportação (SE/CZPE) e baseado em princípios de transparência, boas práticas de
gestão pública e eficiência administrativa, o documento tem como objetivo
orientar proponentes e interessados na elaboração de projetos empresariais para
instalação em Zonas de Processamento de Exportação (ZPE), conforme as
diretrizes legais, especialmente a Resolução CZPE nº 29/2021.
Em sua construção, o material contou ainda com a colaboração de um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual do Ceará (UECE), liderados pelo Professor Samuel Façanha Câmara, cientista chefe de Inovação do Governo do Estado. “O Guia é um importante instrumento de governança e atratividade para novos negócios exportadores na economia cearense, no âmbito da ZPE Ceará, tornando o processo de entrada nas ZPEs mais claro e acessível, inclusive a pequenas e médias empresas, o que deverá ser um marco na amplitude desta política de desenvolvimento econômico”, explica Façanha.
A colaboração com a academia cearense para a conclusão do projeto se deu no âmbito do Programa Cientista Chefe de Inovação, conduzido pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECITECE), consistindo em uma das entregas do projeto denominado ZPE-Lab, executado com a ZPE Ceará (Zona de Processamento de Exportação do Ceará).
Nenhum comentário:
Postar um comentário