segunda-feira, 11 de agosto de 2025

Capacidade de transporte marítimo está mais instável e imprevisível nas rotas entre Oriente e Ocidente


 

A capacidade semanal oferecida nos serviços de transporte marítimo tornou-se mais instável e imprevisível nas principais rotas entre o Oriente e o Ocidente desde a pandemia. Essa crescente instabilidade gera fluxos de carga mais irregulares para os portos, com os serviços nas rotas Ásia-Europa apresentando volatilidade que mais que dobrou, uma tendência que contribui para os persistentes problemas de congestionamento portuário, relata a Sea-Intelligence.

Embora, de acordo com a consultoria, um serviço de transporte marítimo deva, idealmente, oferecer capacidade estável e previsível a cada semana, realidades operacionais — como o uso de navios de diferentes tamanhos, cancelamentos (navegações em branco) ou atrasos na programação — causam flutuações nos TEUs semanais disponíveis de cada serviço. Para capturar essa instabilidade, a Sea-Intelligence calculou o desvio padrão da capacidade dos navios, observado ao longo de uma janela móvel de 52 semanas para eliminar efeitos sazonais.

Os dados, indica a consultoria, "revelam uma mudança estrutural acentuada desde 2020". Na rota Ásia-Norte da Europa, como mostrado na figura abaixo, essa mudança drástica é claramente evidente. No período pré-pandemia de 2011 a 2019, a instabilidade média na capacidade semanal de um serviço permaneceu estável em 12,3%, oscilando principalmente entre 10% e 15%.

No período de 2021 a 2025, essa volatilidade média mais que dobrou, atingindo 29,6%. A rota Ásia-Mediterrâneo apresentou um aumento quase idêntico. Embora as rotas no Transpacífico também tenham registrado um aumento na instabilidade da capacidade, o efeito foi menos severo.

Tanto a rota Ásia-NAWC quanto a Ásia-NAEC tiveram sua instabilidade pré-pandemia aumentada em aproximadamente 50%, de cerca de 20% para 30% — um aumento significativo, embora menor do que o observado nos serviços regulares Ásia-Europa. Esse aumento nos fluxos irregulares de carga cria desafios operacionais para portos e terminais, que são projetados para lidar com um fluxo tranquilo e previsível de navios e mercadorias. Os dados indicam que o aumento acentuado na instabilidade da capacidade semanal na rota Ásia-Europa é um fator subjacente significativo que contribui para os atuais problemas de congestionamento portuário na Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário