Uma forte consolidação no setor de transporte marítimo de contêineres ocorreu nos últimos 15 anos, com a participação de mercado das dez maiores companhias marítimas globais crescendo de 55% em 2010 para 86% até 2025. Essa expansão aconteceu quase exclusivamente às custas de armadores fora das top ten, o que não é surpreendente considerando o número de fusões e aquisições ocorridas nesse período.
O crescimento não foi distribuído uniformemente entre as companhias marítimas. A MSC registrou o maior aumento individual, ampliando sua participação de mercado em quase 10 pontos percentuais. Esse aumento foi totalmente orgânico, já que a MSC não participou de nenhuma fusão ou aquisição.
Em contraste, a Maersk apresentou um ligeiro declínio de 0,9 ponto percentual no mesmo período, apesar da compra de sua concorrente Hamburg Süd em 2017, que detinha aproximadamente 3% de participação de mercado. O período entre 2020 e 2025, no entanto, foi caracterizado mais por crescimento orgânico do que por aquisições.
Nesse período, a MSC emergiu como a concorrente mais forte, com ganhos de participação de mercado quase equivalentes às perdas combinadas da Maersk e da Cosco. Embora companhias marítimas como Evergreen, HMM, ZIM e Wan Hai também tenham registrado aumentos substanciais em relação ao seu tamanho, a Maersk e a Cosco estão claramente atrasadas no atual "jogo" orgânico por participação de mercado.

Nenhum comentário:
Postar um comentário