quarta-feira, 13 de agosto de 2025

Cerca de 6% das linhas globais de contêineres serão canceladas entre agosto e setembro


 

O mercado global de transporte de contêineres permanece sob pressão devido às constantes mudanças nas políticas comerciais, às mudanças nos padrões de demanda e ao aumento dos desequilíbrios de capacidade, relata a Drewry. Embora, segundo a consultoria, os recentes desenvolvimentos tarifários não tenham gerado a mesma urgência dos ciclos anteriores, as companhias marítimas continuam ajustando seus serviços em resposta às mudanças nas condições de mercado.

Entre as semanas 33 (11 a 17 de agosto) e 37 (8 a 14 de setembro), das 720 viagens programadas nos principais tráfegos Leste-Oeste, são esperados 43 cancelamentos (viagens em branco), representando uma taxa de cancelamento de 6%. A maioria desses cancelamentos concentra-se no tráfego Transpacífico para o Leste (49%), seguido pela Ásia-Norte da Europa e Mediterrâneo (33%) e Transatlântico para o Oeste (19%).

Durante esse período, espera-se que 94% das viagens semanais programadas ocorram conforme o planejado. As tarifas de frete permanecem sob pressão. Em 7 de agosto, o Índice Mundial de Contêineres (WIC) caiu pela oitava semana consecutiva, 3% abaixo da semana anterior, para US$ 2,424/FEU. As tarifas transpacíficas caíram 6%, as tarifas Ásia-Norte da Europa/Mediterrâneo caíram 2%, enquanto as tarifas transatlânticas permaneceram estáveis.

Espera-se que as tarifas continuem a se enfraquecer. Dado o ambiente de mercado em constante mudança e os ajustes contínuos na rede, Drewry recomenda que os armadores de carga mantenham uma comunicação próxima com as companhias marítimas e parceiros logísticos, planejem proativamente e incorporem flexibilidade em suas cadeias de suprimentos para navegar com eficácia por potenciais interrupções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário