O governador do
Ceará, Elmano de Freitas, se reuniu, nesta semana, com o CEO do Porto de
Roterdã, Boudewijn Siemons. Também participaram do encontro o presidente do
Complexo Industrial e Portuário do Pecém, Max Quintino, e a chefe do setor
comercial da Embaixada do Brasil em Haia, Luana Alessandra Roeder.
O principal objetivo da reunião foi estabelecer novas parcerias e fortalecer
projetos entre o Porto do Pecém e o complexo holandês, um dos maiores e mais
importantes do mundo.
“Estamos trabalhando para assegurar as condições necessárias à instalação de empreendimentos voltados ao Hidrogênio Verde no Ceará. Com os pré-contratos já assinados, a estimativa é de que sejam investidos US$ 24 bilhões em projetos de produção de H2V, com a expectativa de criação de 80 mil novos postos de trabalho, diretos e indiretos. Essas iniciativas impulsionarão nosso desenvolvimento econômico e sustentável, além de ampliar as oportunidades e empregos qualificados para a nossa população”, destacou Elmano de Freitas.
Para consolidar o Ceará como um hub de hidrogênio verde (H2V) no Brasil, estão previstos investimentos de R$ 675 milhões na modernização e ampliação do Porto do Pecém. No Complexo, será construído também um Terminal de Armazenamento e Distribuição de Combustível (tancagem), um empreendimento que deve gerar 500 empregos durante as obras.
O presidente do Complexo do Pecém disse qye o momento foi muito proveitoso. “Além da apresentação de todos os projetos grandiosos – mas muito palpáveis – pro nosso Estado, que vão de fato mudar a economia do Ceará, foi muito importante para estreitarmos a nossa relação com nossos parceiros, nossos sócios, e poder aproveitar também da expertise que eles têm. O Porto de Roterdã é um case de sucesso e eles estão disponíveis para contribuir pra que a gente consiga desenvolver ainda mais o nosso Complexo”, ressaltou Max Quintino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário