terça-feira, 14 de janeiro de 2025

Grupo Grimaldi recebe navio Con-Ro para operar em rotas com escalas em Santos e Paranaguá


O estaleiro Ulsan da HD Hyundai Mipo Dockyard entregou o “Great Cotonou”, o último navio Con-Ro [navio híbrido que pode transportar contêineres e carga Roll-on – Roll-off] da classe G5, de uma série de seis navios, ao Grupo Grimaldi. Embora inicialmente concebido para os serviços da linha Europa-África Ocidental, o navio foi incorporado no novo serviço mensal China-Lagos (Nigéria) 'Tincan', que se conecta à rede do grupo na África Ocidental, mas também com os portos de Santos e Paranaguá na América do Sul, relata a AXSRoRo.

Com um investimento total de pouco mais de US$ 500 milhões, o navio Con-Ro da classe G5, com 249,03 m de comprimento e 38,70 m de largura, representa a quinta geração de navios Con-Ro com capacidade para navegar nas embarcações offshore do Grupo Grimaldi, sendo uma evolução do Navios Con-Ro da classe G3 Mk III e G4, também construídos pela Hyundai Mipo Dockyard. O projeto foi ainda mais aprimorado e otimizado para reduzir significativamente as emissões de CO2 por tonelada transportada.

Uma das novidades é a introdução de porões de contêineres na seção dianteira, o que aumenta a capacidade para 2.157 TEUs. O porão de contêineres dedicado à proa tem capacidade para 348 TEUs, com espaço para 323 TEUs nas tampas das escotilhas e mais 660 TEUs acima do convés, à frente da superestrutura traseira que abriga os conveses dedicados aos carros, a tripulação que acomoda a carga e a ponte.

Enquanto isso, a capacidade máxima é de 5.446 CEUs com os decks de elevação não implantados e os carros armazenados no deck externo à ré da ponte totalmente fechada. O motor principal MAN B&W 7G60ME-C10.5-EGRBP e os três motores auxiliares da embarcação atendem aos regulamentos NOx Tier III, enquanto o design integrado da hélice e do leme melhora a eficiência energética da propulsão, reduzindo o consumo de combustível.

O navio foi projetado para se conectar à rede elétrica da costa, eliminando emissões e ruídos quando atracado no porto. Ele também foi equipado com um purificador de gases de escape híbrido e um sistema de lubrificação do casco à base de ar, que visam reduzir o consumo de combustível em cerca de 8%. Segundo informações da AXSRoRo, o Grupo Grimaldi preparou os documentos para o desmantelamento do navio Con-Ro “Repubblica Argentina”, construído em 1998 pelo Fincantieri Sestri Ponente.

Originalmente concebido para operar na rota marítima entre a Itália e a América do Sul, o Con-Ro, voltado para os serviços Ro-Ro, foi um dos pilares do serviço expresso Mediterrâneo-África Ocidental do Grupo Grimaldi, que ainda é servido pelo seu navio irmão . “República do Brasil” O “Repubblica Argentina” de 51.925 toneladas brutas tem 11 conveses de carga, e os conveses superiores têm guindastes. Com a ponte e as acomodações localizadas na frente, ambos os navios Con-Ro têm um design um tanto atípico, com capacidade para 1.520 TEUs e 2.986 CEUs.

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