O Porto de Long Beach, na Califórnia, fechou 2024 com a movimentação de 9.649.724 TEUs, 20,3% a mais que no ano anterior e 2,8% acima do antigo recorde de mais de 9,3 milhões de TEUs mobilizados em 2021. As importações aumentaram 24,3% para 4.729.552 TEUs e as exportações diminuíram em 5,9% para 1.207.036 TEUs em comparação a 2023. Enquanto isso, os contêineres vazios pelo Porto aumentaram 26,6% para 3.713.137 TEUs.
O porto fechou o ano com o seu dezembro mais movimentado, movimentando 861.006 TEUs, 21,3% a mais que no mesmo mês do ano anterior e superando em 5,5% o recorde anterior, estabelecido em dezembro de 2020. Os contêineres com carga de importação aumentaram 23,9% para 412.876 TEUs e os contêineres com carga de exportação diminuíram 2,8% para 100.792 TEUs em comparação a dezembro de 2023.
Os contêineres vazios movimentados pelo porto aumentaram 27,3% para 347.338 TEUs. Analisando o recorde de 9,6 milhões de contêineres de carga movimentados sem interrupção ou atraso em 2024, o CEO do Porto de Long Beach, Mario Cordero , durante seu oitavo discurso anual sobre o Estado do Porto, destacou que o progresso está sendo feito na transição das operações para emissões zero. Ao mesmo tempo o complexo registra melhorias drásticas na qualidade do ar e outros benefícios ambientais ao longo de seus 20 anos como um Porto Verde.
"Para aqueles que disseram que um Porto Verde não poderia competir comercialmente, os fatos mostram o contrário", disse Cordero diante de mais de 900 parceiros da indústria, membros da comunidade e líderes cívicos reunidos para a ocasião no Centro de Convenções. “Alcançamos progresso ambiental e sucesso comercial”, afirmou.
Segundo ele, a Comissão do Porto de Long Beach adotou a Política “Porto Verde” em janeiro de 2005 como uma promessa de reduzir os impactos nocivos das operações portuárias e salvaguardar a saúde das pessoas que vivem em Long Beach e nas comunidades vizinhas, proteger a vida selvagem e a natureza habitat e envolver a comunidade para garantir que o porto cumpra esses compromissos.
“Essa política resultou em uma série de iniciativas de sustentabilidade que permitiram um porto mais limpo, práticas de construção ecológica líderes do setor e, mais notavelmente, melhorias na qualidade do ar como resultado da redução de emissões. De fato, as emissões de diesel diminuíram até agora em 92%, os óxidos de nitrogênio em 71%, os óxidos de enxofre em 98% e os gases de efeito estufa em 17% desde 2005”, explicou o executivo.
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