segunda-feira, 29 de maio de 2023

Complexo do Pecém participa de sessão especial no legislativo cearense sobre desenvolvimeno do hidrogênio verde

O Complexo do Pecém, representado pelo presidente Hugo Figueirêdo, participou na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), de uma sessão especial sobre as potencialidades do desenvolvimento do H2V no Estado, uma iniciativa do presidente da Alece, deputado Evandro Leitão. Realizado no Plenário 13 de Maio, o debate também abordou o protagonismo do Nordeste na produção de energias limpas e a importância dessa inovação para o desenvolvimento econômico, social e industrial. 

“Nós estamos diante de uma oportunidade que acontece uma vez em muitas gerações, que é a de transformar as condições de vida e o desenvolvimento do Estado através das energias renováveis. O Ceará possui uma abundância gigante de energias renováveis, o que faz com que possamos ofertar ao mundo o Hidrogênio Verde, o combustível do futuro, que vai permitir a transição energética com segurança para países da Europa inicialmente, mas também ajudará a desenvolver o mercado interno e atrair mais empresas e negócios para o Estado do Ceará” destacou o presidente do Complexo do Pecém, Hugo Figueirêdo. 

Além do presidente do Complexo do Pecém, participaram do debate o presidente da Alece, Evandro Leitão, que presidiu a sessão; o presidente da Comissão do Hidrogênio Verde no Senado, Cid Gomes; o secretário de Desenvolvimento Econômico do Ceará, Salmito Filho, que na ocasião representou o governador Elmano de Freitas; o vice-presidente do Banco de Desenvolvimento da América Latina, Jorge Arbache; o presidente da Federação das Indústrias do Estado (Fiec), Ricardo Cavalcante; o presidente da Comissão Especial para Estudo sobre Hidrogênio Verde da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), Amaury Gomes; a senadora Augusta Brito; e o ex-deputado, Eudoro Santana.  

O secretário do Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho, alertou sobre o enorme desafio de construir uma legislação necessária que vai ancorar o Hub de Hidrogênio Verde. “A produção desse combustível limpo é uma grande oportunidade para transformar a realidade da vida dos cearenses. É um ciclo econômico que se inicia e que pode colocar o Brasil como protagonista global”, ressaltou.  

Presidente da Comissão do Hidrogênio Verde no Senado, o senador Cid Gomes fez questão de destacar que o H2V tem potencial para transformar a realidade não apenas de grandes empresas, mas também de pequenos produtores de energias renováveis. “Essa oportunidade não é apenas para os grandes empresários e para os grandes investimentos, mas para todo o povo cearense. Quero que esteja na lei que uma parcela das compras de energia solar, para a produção do Hidrogênio Verde, seja feita junto ao pequeno gerador de energia, daquele que tem um hectare no Interior. Com isso, eles conseguirão viabilizar financiamento, pois quando há garantia de venda, banco nenhum vai dificultar o acesso ao crédito”, afirmou. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário