O número de
transportadores de contêineres equipados com lavadores de SOx atingiu 212
unidades para 1,79 MTEUs em 10 de dezembro, enquanto outras 101 unidades
atualmente permanecem em pátios de reparos no trabalho de incorporação desses
dispositivos.
Juntas, as embarcações equipadas com lavadores
representarão aproximadamente 5,9% do número total de navios porta-contêineres
ou 11,8% da capacidade total de TEU da frota até o início de 2020, quando o
novo entrará em vigor. limite de enxofre fornecido pela norma IMO2020. De
acordo com um relatório do boletim semanal Alphaliner, que o MundoMarítimo
acessa exclusivamente.
Espera-se que nos próximos dois anos sejam
entregues mais navios porta-contêineres equipados com lavadores, incluindo
novas construções, bem como unidades adaptadas com esses dispositivos, o que
poderia elevar seu número total para cerca de 1.000 navios para completar 10
MTEUs até o final de 2022.
A alta taxa de utilização dos lavadores
reflete a atratividade de sua adaptação em termos de economia, uma vez que a
atual faixa de preço do óleo combustível com baixo teor de enxofre (LSFO) acima
do HFO já atinge US $ 250 por tonelada, o que seria uma economia substancial
para os operadores dessas embarcações em comparação com as unidades
convencionais, que precisariam mudar para LSFO.
No entanto, a longa fila de navios
porta-contêineres que aguardam para entrar nos pátios de reparo para a
instalação de lavadores, juntamente com as longas estadias neles, estão
custando às empresas de transporte o tempo de inatividade. Para navios maiores,
o custo do tempo de inatividade pode estar entre US $ 30.000 e US $ 50.000 por
dia.
A permanência média no estaleiro de navios que
sofreram adaptações com lavadores em 2019 atingiu 59 dias, enquanto 17% dos
navios levaram mais de 80 dias para concluir o recondicionamento. A MSC foi a
mais afetada por esses atrasos, com pelo menos 15 de seus navios registrando
estadias nos estaleiros por mais de 80 dias.
Essa situação também está causando sérios
congestionamentos, já que pelo menos cinco navios da MSC aguardam até oito
semanas para entrar nos pátios de reparos, enquanto os estaleiros na região de
Zhoushan, na China, estão especialmente congestionados nos dois países. últimos
meses
Nenhum comentário:
Postar um comentário