De acordo
com a International Air Transport Association (IATA), 2018 foi o último dos
nove anos de crescimento do transporte aéreo a uma taxa igual ou superior a
5,5% da média dos últimos 20 anos. No entanto, um período de crescimento já
começou abaixo da tendência de crescimento do transporte aéreo. O mesmo se
aplica à carga aérea, segmento em que se espera uma recuperação modesta, com um
crescimento de FTK de 2,0% em 2020, em comparação com a redução estimada de
3,3% neste ano.
Isso foi revelado pela previsão
atualizada do desempenho econômico do setor de transporte aéreo para o ano de
2020, preparada pela IATA, na qual se estima que a melhoria esperada do
crescimento econômico em 2020, juntamente com a estabilidade geral dos preços
dos combustíveis, manter o crescimento do transporte aéreo (RPK) no mesmo nível
observado neste ano, em 4,1%.
No entanto, a IATA mostrou que existem
vários riscos em torno das perspectivas para o próximo ano. A primeira e mais
importante é a deterioração do comércio mundial, embora a evolução registrada
para um possível acordo entre os Estados Unidos e a China seja consistente com
as premissas que eles administram como associação.
Dito isto, existem boas razões para
pensar que, embora 2020 seja outro ano difícil para o setor de transporte
aéreo, deve haver uma ligeira melhora ao longo deste ano. Com base nos números
obtidos em outubro de 2019, o FTK caiu 4% ano a ano no período entre agosto e
outubro deste ano. Assim, os volumes ajustados sazonalmente se estabilizaram e
apresentaram tendência nos últimos dois trimestres.
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