sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Governo argentino habilita 28 portos nos últimos quatro anos


         Ao fazer um balanço da administração Maurício Macri durante os últimos quatro anos na área portuária da Argentina, dentro dos marcos a destacar é que Puerto Buenos Aires iniciou um processo de mudança para ser o mais moderno terminal da região, com nova infraestrutura e duplicação sua capacidade operacional para 3,3 milhões de TEUs, de acordo com o diário El Cronista.
         Com esse objetivo, foram concluídas as obras do novo acesso ferroviário, o recinto e o enchimento da doca F (9 hectares); a demolição de navios em Puerto Sur; além dos balizamentos e dos primeiros estágios do passeio marítimo de Areneras e do quebra-mar ao norte do sexto quebra-mar (15 hectares de aterro). Por sua vez, foi lançado o novo concurso para as operações do Porto de Buenos Aires, que gerará mais investimentos e competitividade para o país sul-americano.
         Outro marco foi a inauguração do Paseo del Bajo, um corredor exclusivo - para tráfego pesado e ônibus de longa distância - de 7,1 km que liga a rodovia Illia à rota Buenos Aires - La Plata e, em 25 de maio, reduzindo o tempo de viagem. 60 minutos para 12 e melhorar o acesso ao terminal.
         Enquanto isso, o setor privado acompanhou investimentos - da ordem de US$ 1,5 bilhão entre 2016 e projetou 2021 em portos que foram muito importantes. Atualmente, estão sendo construídos dois dos portos mais modernos do mundo, pela Associação de Cooperativas Argentinas (ACA) e pela General Deheza Oil Company (AGD).
         Também nos últimos 4 anos, os portos de Quequén e Bahía Blanca e Rosario foram desenvolvidos a partir de seus consórcios de gestão e entidades administrativas com dragagem e diversificação de cargas.
         Com a extensão da doca do Comandante Luis Piedrabuena, pela primeira vez na história, Puerto Madryn tem capacidade de atracação simultânea para dois navios e pode atender embarcações com mais de 300 metros de comprimento.

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