terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Porto de Ilhéus deve receber obras de dragagem para movimentar navios maiores

         A inclusão do Porto de Ilhéus no Plano Nacional de Dragagem (PND2) foi confirmada por Domenico Accetta, diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH), unidade de pesquisa da Secretaria de Políticas Portuárias do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. Ele visitou semana passada o porto e os diretores da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), para já iniciar os estudos e projetos de engenharia para a dragagem, que deixará o porto com profundidade de 12 metros.
         É prioridade da Codeba a dragagem de aprofundamento, além da revitalização da estrutura portuária, visando tornar o porto mais competitivo. O diretor do INPH informou que dos três portos públicos baianos, o de Ilhéus deve receber mais intervenções do PND. “A partir desse ano se iniciam os estudos, obtenção das licenças junto aos órgãos, até a formação do processo licitatório”. Domenico estima que o Porto de Ilhéus já deve iniciar as obras de dragagem em outubro de 2018.
         No PDN2 dez portos públicos já estão em estudo desde dezembro do ano passado, com conclusão prevista para daqui a um ano e meio. Domenico acredita que o PND resolverá os principais entraves dos portos públicos do país, no que se refere a melhoria do acesso aquaviário. “Só pra termos uma ideia, o Porto de Santos tem assoreamento de 6 milhões de metros púbicos por ano, e, se não for feita nenhuma intervenção, o porto fica restrito. Além disso, o Plano permite que os portos atendam a navios de portes maiores”, declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário