quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Francesa GeoPost assume controle acionário da JadLog

       A GeoPost, empresa de transporte de carga fracionada do Le Groupe La Poste ­ a companhia postal da França ­ comprou 60% do capital e o controle da brasileira JadLog, uma das cinco maiores no serviço de entregas rápidas do país, ao lado dos Correios, UPS, Fedex e Total Express. É o primeiro negócio do grupo francês nas Américas. O valor do negócio não foi revelado.
       O plano dos novos controladores é elevar o faturamento da JadLog dos atuais R$ 406 milhões apurados em 2016 para R$ 1 bilhão ao fim de 2019. Nesse período, a meta é ampliar a rede de atendimento de 508 franqueados para 2 mil pontos de processamento de encomendas, investir na automação dos centros de distribuição e lançar no país novos serviços para atender a demanda de entregas gerada pelo comércio eletrônico.
         "O Brasil é obrigatório para empresas globais de logística por ser o maior da América Latina. A penetração do comércio eletrônico no país tem crescido. Por isso, já estávamos pesquisando esse mercado brasileiro há dois anos", disse ao Valor o diretor da GeoPost em Portugal, Olivier Establet, que será o presidente do conselho da JadLog. "Escolhemos a JadLog por causa da rede de atendimento, do histórico de crescimento nos últimos anos e do modelo de negócio muito semelhante ao nosso", afirmou.
         "A entrada na GeoPost vai acelerar o crescimento da JadLog porque teremos acesso a uma rede mais ampla, tecnologia e capital", disse o executivo. "Nosso endividamento é baixo, então os recursos serão usados para expansão", afirmou o presidente da JadLog, José Afonso Davo, também um dos sócios fundadores da companhia, que será mantido na presidência da empresa com assento no conselho.
         A GeoPost, segunda maior rede de distribuição de encomendas na Europa, é a unidade de negócios que mais cresce dentro do grupo postal francês. No primeiro semestre de 2016 teve crescimento de 10% na receita e de 49% no lucro operacional ­ enquanto a holding apurou expansão de 2,7% e 38,3% nesses dois indicadores, respectivamente.
         A JadLog teve em 2016 crescimento de 12% no faturamento, apesar de o setor de transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio terem registrado retração de 6,9% em 2015, ovimentando R$ 213,15 bilhões, conforme dados do IBGE ­ que ainda não consolidou os números de 2016. E segundo a Federação das Empresas de Transportes do Estado de São Paulo (Fetcesp), o setor voltou a encolher em 2016, cerca de 10%.
         O novo controlador da JadLog reconhece que a recessão econômica no Brasil gerou preocupações entre os executivos do grupo na França. Mas Establet disse que prevaleceu o entendimento de que o pior da crise brasileira já passou e que as oportunidades hoje compensam o investimento. "A situação [recessão] bateu no fundo. Já vemos sinais de melhora", afirmou o executivo da GeoPost.
         Segundo Establet, a correlação entre comércio eletrônico e atividade econômica não é tão grande, o que representa espaço para crescimento do setor de entregas rápidas. "Na Europa, percebemos que as pessoas ficam mais sensíveis a preços na crise", disse o executivo. "Isso favorece o comércio eletrônico, que gera demanda em nosso negócio."
         Além disso, disse Establet, a recente decisão dos Correios de encerrar o serviço e­Sedex, por meio do qual praticava tarifas mais baixas para pequenos varejistas do comércio eletrônico, deve forçar a migração de pequenos varejistas que usavam apenas o e­Sedex para empresas de entregas rápidas. "Na Europa, as entregas que atendem à demanda do comércio eletrônico representam de 40% a 50% de nossas receitas. No Brasil, esse segmento é hoje apenas 20% da JadLog. Temos muito espaço para crescer", disse o diretor da GeoPost.
         O presidente da JadLog confirma que o fim do e­Sedex ampliou o atendimento no comércio eletrônico. "Nossa meta para 2017 era repetir o crescimento de 2016 [12%], mas revisamos o plano para 20% de crescimento por causa do comércio eletrônico sem o e­Sedex dos Correios", disse Davo.
         No segmento corporativo, a GeoPost também planeja ampliar a carteira de clientes, oferecendo uma plataforma ampliada de atendimento para exportadores e importadores. "Vamos conectar nossas redes em 40 países com o Brasil", disse Establet, que ainda não estabeleceu prazos para concluir essa integração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário